Portal

 

 

 

 

 

 

 Portal    Fórum    Busca    FAQ    Registrar    Entrar

 

Novo tópico  Responder tópico Página 1 de 1
 
[Wii Biblia] Especificações Gerais e Técnicas
Autor Mensagem
Responder com citação
Mensagem [Wii Biblia] Especificações Gerais e Técnicas 
 
Você tem que estar registrado para ver este link

wii é o quinto console de mesa da nintendo, a sucessora do GameCube (console lançado em Novembro de 2001). O console foi anunciado oficialmente na feira de Jogos E3 de 2005 e lançado em 19 de Novembro de 2006 nos Estados Unidos, 2 de Dezembro de 2006 no Japão e em 8 de Dezembro de 2006 na Europa. Antes do anúncio do nome oficial do console, no dia 27 de Abril de 2006, era conhecido como nintendo Revolution. Seu código de modelo é RVL-001 (cuja sigla vem de ReVoLution).

Sequências de famosas séries da nintendo como Metroid, Mario, Pokémon e Zelda estão garantidas. Apesar das declarações da empresa de que irá se focar num mercado "diferente", o console está competindo com o xbox xbox 360 da microsoft.

O wii, segundo a reportagem do Site UOL Jogos de 12 de setembro de 2007, assumiu a liderança de videogames da nova geração, fazendo com que a nintendo voltasse a sua posição "original" que tomou 17 anos atrás.

Fabricante nintendo
Tipo Videogame de mesa
Geração 7ª geração
Disponível em  19/11/2006 (EUA)
                      02/12/2006 (JAP)
                      08/12/2006 (UE)
CPU Processador IBM PowerPC
Placa de vídeo ATI "Broadway"
Mídia Disco óptico de 12cm
Disco óptico de 8cm do GameCube
DVD-Video (opcional)
Secure Digital Card (Mídia Flash SD)
Controles: input 4 (via Bluetooth)
Serviço Online nintendo Wi-Fi Connection
WiiConect24,Virtual Console
Unidades vendidas 13,17 milhões
Jogo mais vendido wii Sports[1]
Retrocompatibilidade nintendo GameCube e via Virtual Console: NES, SNES, Mega Drive, TurboGrafx 16, Neo Geo e nintendo 64
Antecessor nintendo GameCube

Nome
No dia 27 de abril de 2006, uma quinta-feira, a nintendo divulgou um novo nome para o console, até então chamado de nintendo Revolution. A partir daquela data, ele seria conhecido oficialmente como "nintendo wii"

A noticia causou muita discussão na internet na ocasião, sendo o assunto principal de vários fóruns e sites de jogos. A mudança chegou à ser mencionada na rede de televisão CNN. À primeira vista, constatou-se uma reação bastante negativa ao nome, desfeita posteriormente. Ainda que alguns fãs da nintendo fossem contra o novo nome, a grande maioria o apoiou.

De acordo com a nintendo, o motivo da mudança para o nome wii é que a palavra é fácil de ser lembrada por todas as pessoas, não importando a língua. Além disso, "we" (nós, em inglês) foi para enfatizar que o console é para todos, inclusive os que não estão habituados a jogar. O fato de ter dois i's simboliza mais de uma pessoa, sinalizando um dos pontos fortes do wii, que é jogar em multiplayer, ou seja, em várias pessoas.

Especificações técnicas
O processador central do wii, o "PowerPC Broadway", foi produzido pela IBM, e rumores dizem que roda a 729MHz, usando as arquiteturas Gekko e Flipper. Contudo, não se sabe ao certo a verdadeira capacidade da CPU do nintendo wii. A nintendo não liberou as especificações oficiais.

O processador gráfico, o "Hollywood", produzido pela ATI, é dito em fóruns da internet e websites como rodando a 243MHz. Este processador permite uma resolução de até 480 pixels em formato Wide-screen. Contudo, não se sabe ao certo a verdadeira capacidade da GPU do nintendo wii. A nintendo também não liberou suas especificações oficiais.

O wii usa como mídia discos DVD de 12 cm, com 4.7 Gb de capacidade (ou 8.5 Gb, com disco DVD Dual Layer (Duas Camadas). O console pode ter dados (atualizações e jogos salvos, por exemplo) armazenados em SD cards além de ter também, 512 mb de memória flash e 2 Portas USB. Foi anunciado que a nintendo lançará no Japão, no ano de 2007, uma versão do wii que vai ler filmes em DVD, na mesma mídia dos jogos, além de novas cores para o console e acessórios.

Processador
O processador do wii, que é apelidado de "Broadway", foi desenvolvido em uma parceria entre a nintendo e a IBM, que foi também a produtora do processador do GameCube, console anterior da nintendo. Detalhes(estimados):

Freqüência: 729 MHz;
Acesso à memória: 243 MHz, 64 bits (velocidade máxima: 1.9 gigabytes/sec);
Cache de instruções L1 de 32-kilobyte;
Cache de dados L1 de 32-kilobyte (pode ser configurada como scratch pad de 16-kilobyte);
Microprocessor superescalar com seis unidades de execução;
Unidade DMA;
Cache L2 Onboard de 256-kilobyte integrado;
Duas unidades de 32 bits de números inteiros;
Uma unidade de ponto flutuante (FPU, com suporte para 32 e 64 bits);
O FPU suporta cálculo de ponto flutuante pareado (FP/PS), e conversões de inteiro para ponto flutuante podem ser feita ao mesmo tempo em que o registro da FPU carrega e armazena, sem perda de performance. O Broadway é completamente compatível com instruções para Gekko (CPU do GameCube).

Placa gráfica
A GPU do wii é fabricada pela ATI, e também é capaz de rodar instruções de Flipper e Splash (Ambos GameCube)

Detalhes(estimados):

Frequência: 243 MHz;
Memória principal interna: 3MB eDRAM (operando a 486MHz, velocidade máxima de 3,9GB/s);
Memória de acesso rápido: 64MB;
DSP de áudio;
Porta de entrada e saída;

Memória
88MB de memória principal (24MB interno de 1T-SRAM e 64 MB externo de GDDR3 RAM) – GPU com 3MB de memória de texturas
Pode ser acessada diretamente do Broadway e Hollywood, é capaz de rodar programas diretamente e, ao contrário do GameCube, os dois processadores podem ter acesso direto à essa memória.

Outras características
As especificações também dão conta de algumas das peculiaridades do funcionamento do wii. Confira algumas delas abaixo:

Leitor óptico que consegue ler DVDs de uma ou duas camadas, com velocidade de DVDx6. A capacidade máxima de armazenamento é de 8,51GB (parte do disco deve ser reservada para o sistema). Discos do GameCube também são suportados.
Inserir um disco liga o console se o mesmo estiver desligado, assim como apertar o botão EJECT.
Um adaptador USB permite conexão direta a redes com fio para quem não tem um roteador WiFi
Memória interna de armazenamento de 512MB não é removível e elimina a necessidade de cartões de memória
Ao colocar um disco de GameCube, os processadores entram em modo de compatibilidade, ajustando sua velocidade de operação. A memória externa faz o papel da ARAM do console antigo
Kit de desenvolvimento é uma atualização do ambiente do Dolphin SDK, usado no GameCube. Como emprega as mesma bibliotecas, portar um jogo é um processo muito simples
As interfaces inclusas são:
Entrada para cartão SD
Controle sem fio
2 portas USB 2.0
Rede sem fio
4 portas de controle de GameCube
2 portas de cartão de memória de GameCube
Saída AV Multi (analógica)
Entrada no wii Remote para o "nunchuk" (direcional analógico) e para o "controle clássico" (controle parecido com o de "Super nintendo" para jogos do virtual console)
Três modalidades de força: Ligado, Stand-by (WiiConnect24) e Desligado. Para evitar desligamento acidental, botão LIGA/DESLIGA deve ser segurado por um segundo.

wii Remote

Outrora chamado apenas como "freehand", o wii Remote (também chamado de Wiimote) é o coração do wii; reside nele todo o discurso da nintendo sobre a revolução no modo de se jogar. Ele é um controle que capta os movimentos que o jogador faz ao movê-lo, funcionando como uma espécie de "mouse aéreo". Além disso, ele conta com sistema de vibração (rumble) e um pequeno alto-falante que emite sons mais simples e próximos como o bater da espada ou o som de um tiro, que quando acertam seus alvos têm os sons emitidos pela tv, dando a impressão do movimento da bala/flecha no ambiente. Também é possível desligar o videogame à distância, apertando o botão "Power" numa das extremidades do controle, sem precisar ir até o console para o desligar. O controle possui em sua extremidade uma base para que sejam plugados alguns periféricos, entre eles o mais famoso, chamado de "Nunchuk", possui os botões Z e C em formato gatilho, uma alavanca analógica e conta também com sensores de movimento assim como o wii Remote.

Para que o usuário não tenha que ir até o aparelho para mudar de jogador (player 1, player 2, player 3 ou player 4), existe também a opção de mudá-lo pelo próprio controle. Alguns jogos podem requerer o controle usado horizontalmente, assim como o controle do NES.

Vale lembrar também que o controle do wii tem notável importância na estratégia da nintendo para esta nova geração de videogames. O conceito já abordado, de revolução no modo de se jogar, pode ser um fator decisivo na briga da atual geração.

Uma curiosidade: em algumas marcas de tv japonesas, o wii Remote pode ser usado para aumentar ou diminuir o volume e trocar de canais.


As características do wii Remote (ou Wiimote) ainda incluem:

Três sistemas de funcionamento: Apontador (função semelhante ao mouse), acelerômetros com três eixos (sensor de movimento), Botão LIGA/DESLIGA, botões, conectividade sem fio, LEDs indicadores, Retroalimentação tátil (Rumble), funciona com duas baterias AA alcalinas, porta de expansão para Nunchuk, controle clássico e outros acessórios no futuro.

Formas de operação: Somente o wii Remote, wii Remote com Nunchuk, wii Remote e um controle clássico(parecido com um gamepad) e um apoio em forma de arma onde pode ser posto o wii Remote para jogos de tiro.
Botão SYNCHRO no controle permite associar acessório ao console. Comunicação só é possível com consoles autenticados
Motor de rumble pode ser ligado e desligado e conta com múltiplas intensidades
Além do apontador para movimentos sutis, sensores do controle suportam 3,4G de movimento, e nunchuk 2G
Sensor do controle deve ser colocado acima ou abaixo da tv. O apontador mede coordenadas entre os dois lados da barra, que mede cerca de 20cm.
wii tem quatro estados: desconectado, comunicando, estabelecendo conexão e estado de espera de pareamento
Apontador pode medir coordenadas dentro dos limites do retângulo centrado no sensor, de forma a medir também pontos além da tela. Também pode responder a luzes fortes, janelas, lâmpadas fluorescentes, fogueiras, espelhos etc.
Devido ao movimento das mãos do jogador ao operar o controle, um sistema desconsidera pequenas movimentações de forma inteligente.

Retrocompatibilidade
O wii é totalmente compatível com todos os jogos em Mini DVD de 8 cm do seu antecessor, o nintendo GameCube, assim como também é possível usar o joystick (controller) e memory card do GameCube nesses jogos. A compatibilidade também é nativa com os controles sem fio do GameCube (WaveBird) e os DK Bongos (usados nos jogos Donkey Konga 1 e 2 e 3(sendo esse último lançado somente no Japão) e Donkey kong jungle beat)

Há também a retrocompatibilidade através do Virtual Console, que tem seu funcionamento mais aprofundado logo abaixo no tópico WiiChannels>Virtual Console

wii Channels
Os wii Channels formam colectivamente o interface do menu da wii. Eles foram inspirados na televisão, onde o usuário pode "zapear" pelos canais (com os botões + e -). Os vários Channels são indicados graficamente numa grelha, e a sua navegação é feita usando o Wiimote. A tela é possível de ser modificada, podendo os Channels ser trocados de posição, isto incluí também os jogos da Virtual Console, (para se arrastar e mudar de posição os Channels deve-se pressionar simultaneamente os botões A e B).

Disc Channel
O Disc Channel permite que cada jogador jogue títulos da wii e da nintendo GameCube. O Disc Channel indica o nome do título da wii que está na drive e toca algo semelhante a uma "vinheta", de apresentação do jogo. Se um título de GameCube estiver na drive, é indicado o logo da GameCube enquanto toca o som do "startup" , como no GameCube. Se um DVD, um CD ou um título da wii ou da GameCube de uma região diferente estiverem na drive ou o disco estiver introduzido de maneira errada, à volta dele será mostrada uma mensagem de erro "incapaz de ler o disco". Este é o único Channel que não pode ser trocado de posição. Está sempre na parte superior à esquerda.

Mii Channel
Através do Mii Channel, cada jogador poderá criar "caricaturas" em 3-D de si próprio, dos familiares, de amigos, etc. Essas "caricaturas" denominadas de Miis poderão depois ser usadas em vários softwares do wii, como por exemplo no jogo wii Sports. Estes Miis ficam gravados na memória interna, mas também podem ser gravados no Wiimote (até 8 Miis), podendo então ser levados por exemplo para casa de um colega para jogarem com eles em outro console. Os Miis também podem "povoar" outros Miis, através da WiiConnect24.

Photo Channel
Inserindo um cartão SD no console, ou envia fotos (JPEG) ou videos (MJPEG) por e-mail, esses podem ser vistos através do Photo Channel. Um editor de imagem que vem incluído permite os utilizadores alterarem imagens e adicionar efeitos. Mosaicos, Slide Shows, e Puzzles podem também ser criados neste canal. As fotos editadas podem ser guardadas no wii ( o wii não grava dados por cima dos já existentes no cartão SD) e enviadas para outros Wiis através das mensagens. De acordo com o manual do sistema, as seguintes extensões de ficheiros são suportadas pelo Photo Channel:

Fotos: .jpeg, .jpg
Filmes: .mov, .avi
Musica: .mp3
Os ficheiros JPEG podem ter um tamanho até 8192x8192. Os videos não devem ter mais que uma resolução de 848x480.

wii Shop Channel
É neste Channel que podes fazer o download de vários conteúdos para o wii, inclusive os games do Virtual Console. Aqui você pode fazer o download de vários jogos originais de antigas consoles como o NES, o TurboGrafx 16, o Mega Drive, o SNES, o Nintendo64 e, mais recentemente, Neo-Geo. No Japão, além dos consoles já citados, pode-se jogar os games do microcomputador MSX.

wii points
Os jogos do Virtual Console são adquiridos com wii Points, que podem ser obtidos de duas maneiras: ou comprando-os no wii Shop Channel com um cartão de crédito internacional ou comprando um cartão pré-pago, encontrado em lojas especializadas.

100 wii Points custam US$1.00, ou 1€ ou 100 ienes japoneses. No Brasil, a venda de cartões pré pagos não existe oficialmente (só por meio de importadoras).

Tabela de preços (wii Points) nos EUA (fevereiro/2007):

Jogos de Nes (nintendo Entertainment System) - 500 wii Points ;
Jogos de Snes (Super nintendo Entertainment System) - 600 a 800 wii Points ;
Jogos de Sega Mega Drive (Sega Genesis) - 800 wii Points ;
Jogos de TurboGrafx 16 - 600 wii Points ;
Jogos de nintendo 64 - 1000 wii Points ;
Jogos de Neo-Geo - 800 wii Points ;
Jogos de MSX - 800 wii Points ;

Forecast Channel
Este Channel permite aceder às previsões de tempo do mundo inteiro, num ambiente globo Terrestre em 3D (semelhante ao Google Earth). Quando ligado à Internet, o wii atualiza automaticamente várias informações sobre o tempo da área local de cada jogador, bem como em todo o mundo. Você pode usar o Wiimote para fazer rodar o globo e ver relatórios do tempo em cada cidade ou em todo o Mundo.

Nota:Só poderá aceder ao Forecast Channel se tiver seu wii ligado à Internet.

News Channel
O News Channel é o mais recente Canal do wii. Através dele pode-se ler as mais importantes noticias de todo o mundo. Estas estão organizadas em várias categorias, desde Esportes até Economia. Quando ligado à Internet, o wii faz o update automático desde Channel, atualizando as notícias.

Nota:Só poderá acessar o News Channel se tiver seu wii ligado à Internet.

Internet Channel

Depois de ter feito o download do browser Opera a partir do wii Shop Channel, você poderá navegar na Internet a partir no conforto do seu sofá. A versão final do Opera já está disponível e foi grátis para todos os que fizeram o download até o fim de Junho. Após esse período, passou a custar 500 wii Points.

Nota:Só poderá acessar o Internet Channel se tiver seu wii ligado à Internet.

Everybody votes Channel

Neste canal, você pode responder a diversas questões e dar a conhecer a tua opinião em votações nacionais e internacionais. Votar é fácil e toda a família o pode fazer, basta escolher a questão que quer responder e selecionar uma de duas respostas possíveis e mais tarde voltar para verificar os resultados dessa votação. É possível até prever/apostar que resposta vai ter mais votos e depois ver o quanto as suas previsões diferem das outras pessoas do Mundo.

Nota: Só é possível acessar o Everybody Votes Channel caso o seu wii esteja conectado à internet e no máximo 6 pessoas por console podem votar.

Firmware
O firmware do console está atualmente na versão 3.1, a qual foi liberada para todas as regiões do mundo no dia 10/10/07. A nintendo não divulgou oficialmente quais alterações realizadas neste patch, mas com o tempo, os usuários foram descobrindo novas funções para o sistema, e agora é possível compilar uma lista definitiva de todas as pequenas mudanças realizadas, as quais você confere logo abaixo:

Nos Channels
Um relógio digital foi adicionado à página principal do menu de Channels do wii;
O Forecast Channel agora mostra um ícone da condição de tempo atual na sua região diretamente do menu principal;
O News Channel agora exibe algumas manchetes de notícias no menu principal e quando sua tela inicial é ativada (requer freqüentes acessos ao sistema);
O Message Board agora exibe a lista de canais e jogos utilizados pelo dia em uma mensagem da cor branca, para diferenciá-la do resto das mensagens, que ficam em amarelo;
No Address Book do Message Board, agora é possível movimentar contatos entre espaços brancos segurando os botões A + B com o pointer sobre o contato desejado;
O calendário no Message Board agora não exibe mais dias só com mensagens de "Today's Accomplishments" como dias com mensagens;
O som feito ao selecionar as diferentes mensagens no Message Board foi alterado;
As mensagens de "Today's Accomplishments" no Message Board agora também exibem os nomes dos contatos para os quais mensagens foram enviadas em tais dias.

No wii Shop Channel
Apesar da essência do visual do wii Shop Channel ter permanecido a mesma, várias mudanças foram realizadas no quesito funcionalidade;
Tela inicial agora exibe 4 canais recomendados mais recentes com seus respectivos preços e links diretos para suas páginas de downloads;
Na mesma tela é possível clicar no título da tela para que uma lista com 20 canais recomendados apareça;
Na mesma tela, uma box separada com notícias e anúncios foi criada;
O botão "Titles You've Downloaded" foi movido para o menu principal do Channel;
É possível navegar pelos canais disponíveis por "Mais Populares";
É possível navegar pelos canais disponíveis por categoria;
É possível navegar pelos canais disponíveis por nomes parciais;
Agora também é possível navegar pelos jogos de Virtual Console por plataforma, gênero e distribuidora original, em páginas individuais.

Sobre acessibilidade
O wii agora suporta também teclados USB com fio ou sem fio para uso no wii Shop Channel e no Message Board. Infelizmente, nem todos os modelos são suportados;
Tempos de "loading" entre os canais foram supostamente reduzidos;
O sistema agora coloca asteriscos no lugar das senhas preenchidas por teclados;
O menu de opções agora pode ser navegado mais facilmente com ajuda dos botões + e - do wii Remote.

Sobre o sistema em geral
Usuários do wii que estiverem com seus sistemas crackeados por "mod chips" (ou seja, destravados) foram avisados pela nintendo que a atualização pode acabar com a funcionalidade de seus sistemas;
O sistema agora ativa a luz azul da entrada de discos quando qualquer jogo é colocado ou tirado, e não só jogos de GameCube;
A mesma luz azul agora também é ativada em conjunto com o Forecast e o News Channel;
O suporte à versões de GameCube do Action Replay e do Freeloader foi totalmente desativado, de forma que tais acessórios não mais funcionarão no wii.

Preço e data
No dia 9 de setembro de 2006 a nintendo divulgou o preço do wii. O console foi lançado nos EUA no dia 19 de novembro de 2006 por 249,99 dólares acompanhando um wii Remote, um Nunchuk, wii Sports (Coletânea de Golfe, Baseball, Tênis, Boxe e Boliche) e duas pilhas. No Japão, o console foi lançado no dia 02/12/2006 pelo preço de 25.000 Yens, mas sem nenhum jogo incluído no pacote. Na Europa, foi lançado no dia 08/12 pelo preço de 250 Euros e tal como a versão dos Estados Unidos, com o jogo wii Sports incluído.

Em Portugal a wii foi lançada oficialmente pela Concetra no dia 8 de Dezembro. Algumas lojas abriram especialmente às 00:00h para venderem o console.

fonte: Wikipedia
 Very Happy
  




____________
Outro ótimo fórum> Você tem que estar registrado para ver este link

Chega de sofrimento com Chip Clonado! economize uma grana e mande instalar o Chip Thunder Pro II.

Chip Thunder Pro II: Você tem que estar registrado para ver este link
Off-line Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Download da mensagem Voltar ao topo  Ir para o final
Mostrar os tópicos anteriores:
Novo tópico  Responder tópico   Página 1 de 1
 

Usuários lendo esse Tópico: 0 registrados, 0 invisíveis e 0 visitantes
Usuários registrados: Nenhum


 
Lista de Permissões
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum
Postar eventos no calendário: Permitido



  

 

TigerGames