Portal

 

 

 

 

 

 

 Portal    Fórum    Busca    FAQ    Registrar    Entrar

 

Novo tópico  Responder tópico Página 1 de 1
 
[Tutorial] Sobre Disco Blu-ray e HD DVD do PS3
Autor Mensagem
Responder com citação
Mensagem [Tutorial] Sobre Disco Blu-ray e HD DVD do PS3 
 
autor: Rastafary

BLU-RAY

Blu-ray é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. Compete para se converter no padrão de discos ópticos sucessor do DVD. Seu rival é o HD-DVD. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor violeta de 405 nanometros permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros). Blu-ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser ("blue ray" em inglês significa "raio azul"). A letra "e" da palavra original "blue" foi eliminada porque, em alguns países, não se pode registar, para um nome comercial, uma palavra comum. Este raio azul mostra uma longitude de onda curta de 405 nm e, conjuntamente com outras técnicas, permite armazenar substancialmente mais dados que um DVD ou um CD. Blu-ray e HD-DVD dividem as mesmas dimensões e o aspecto externo.

A tecnologia Blu-Ray é utilizada pela consola playstation 3 da sony

Capacidade de armazenagem e velocidade

Os discos BD vem em diferentes formatos de disco.

BD-ROM: Um disco que é só de leitura.
BD-R: Disco gravável.
BD-RW: Disco regravável.
Um disco de camada única (Single Layer em inglês) Blu-Ray pode conter cerca de 25 GB de dados ou cerca de 6 horas de vídeo de alta definição mais áudio, e, no modo de dupla camada (Double Layer), este espaço é duplicado, podendo conter, aproximadamente, 50 GB. Suporta os formatos de compressão MPEG-2, MPEG-4 e VC-1. A velocidade de transferência de dados é de 36 Mbit/s (54 Mbps para BD-ROM), mas protótipos a 2x de velocidade com 72 Mbit por segundo de velocidade de transferência estão em desenvolvimento. O BD-RW (formato regravável) padrão já está disponível, assim como os formatos BD-R (gravável) e o BD-ROM, como parte da versão 2.0 das especificações do Blu-ray. Em 19 de Maio de 2005, TDK anunciou um protótipo de disco Blu-ray de quatro camadas de 100 GB. Outros discos Blu-ray com capacidades de 200 GB (oito camadas) estão também em desenvolvimento.

Recentemente a TDK anunciou ter criado um disco Blu-ray experimental capaz de armazenar até 200 GB de informação em um único lado (seis camadas de 33 GB).

Image

Tecnologia

O tamanho do "ponto" mínimo no qual um laser pode gravar está limitado pela difracção, e depende da longitude da onda de luz do laser e da largura da lente utilizada para gravar. No caso do laser azul-violeta utilizado nos discos Blu-ray, a longitude da onda é menor que nas tecnologias anteriores, aumentando portanto o aproveitamento do espaço físico no Blu-ray (0.85, comparado com 0.6 para DVD). Com ele, e graças a um sistema de lentes duplas e a uma camada protectora mais larga, o raio laser pode direccionar-se de forma muito mais precisa na superfície do disco. Os pontos de informação legíveis no disco são muito menores e, portanto, o mesmo espaço pode conter muito mais informação. Por último, mesmo com as melhorias na tecnologia, os discos Blu-ray incorporam um sistema melhorado de codificação de dados que permite guardar ainda mais informação.

Outra característica importante dos discos Blu-ray é sua resistência aos arranhões e impressões digitais devido à sua morfologia. Os discos têm uma capa de substrato, cujo nome comercial é Durabis, que é composta por uma camada de substrato de 1,1 mm para um lado e 1 mm para o outro para permitir a criação de mais ficheiros de dados e o uso de um só lado. Inicialmente, pensou-se em criá-los como cartuchos, semelhantes a disquetes de computador, mas a TDK descobriu um substrato que permite evitar os arranhões e facilitar a leitura (mesmo que agora eles sejam bem menos comuns) quando sujos de gordura. Esta nova característica será muito apreciada pelos utilizadores, porque dificulta o surgimento de defeitos como nos CD e DVD arranhados sendo, por isso, uma qualidade adicional quando comparado com o formato concorrente, HD-DVD.

Diferenças entre o Blu-ray, o HD DVD e o DVD

Image

Divisão das Regiões

As regiões do Blu-ray são diferentes das regiões do DVD

Image

Curiosidades

A letra "e" foi eliminada do nome de forma intencional para permitir o registo da marca, já que a terminação "blue ray" é usada frequentemente e não pode ser registada.
O disco Blu-ray baseado em um substracto de papel é menos prejudicial ao meio ambiente e mais seguro na hora de destruí-lo que os discos tradicionais. Esta camada superfícial, a que aderem os materiais normalmente, é feita de policarbonato plástico, que é o que o Blu-ray substitui por papel. O resultado é um disco em que o papel representa 52% de seu peso total, segundo afirma sony.





HD DVD


O HD DVD (High Density Digital Versatile Disc - Disco Digital Versátil de Alta Densidade ou High Definition Digital Video Disc - Disco Digital de Vídeo de Alta Definição) é um formato de mídia óptica digital, desenvolvido como sendo o primeiro padrão de vídeo de alta definição. HD DVD é similar ao seu competidor, o disco Blu-ray, que também utiliza o mesmo tamanho de CD (120 mm de diâmetro) de mídia de compartimento óptico de dados e 405 nm leitura de ondas de laser azul.

O HD DVD é promovido pela Toshiba, NEC, Sanyo e mais recentemente recebeu o apoio da microsoft, HP e Intel. O HD DVD é apoiado também por 3 grandes estúdios de Hollywood: Paramount Pictures, Universal Studios e Warner Bros. Dos três, a Universal é a única a apoiar exclusivamente o HD DVD, a Paramount e a Warner apóiam ambos os formatos candidatos a serem os sucessores do DVD, HD DVD e Blu-ray). Em novembro de 2006, a microsoft lançou, ao preço de 199 dólares, um dispositivo externo de HD DVD para seu console de video game xbox xbox 360, compatível também com PCs e MACs via porta USB. Na CES 2006, as companhias de estúdio disseram que estariam lançando mais de 200 títulos que foram habilitados pelo formato até o final do ano de 2006. Em 31 de março de 2006, a Toshiba lançou o primeiro HD DVD Player no Japão por 934 dólares. O HD DVD foi lançado nos Estados Unidos em 18 de abril de 2006.

Vista Geral

O HD DVD tem a capacidade simples de 15 GB e capacidade dupla camada de 30 GB. A Toshiba anunciou que um disco de camada tripla está em fase de pesquisa e desenvolvimento, que poderá oferecer 45 GB de compartimento, pouco menos que o concorrente Blu-Ray. A superfície de cada camada de um HD DVD é de 0,6 mm, o mesmo do tamanho do DVD porém, 0,1 mm a menos do que a camada de um disco Blu-ray. A abertura numérica do cabeçote de feixe ótico tem 0,65 mm, comparado aos 0,6 mm do DVD. Ambos formatos serão compatíveis com o DVD e ambos serão utilizados assim como as técnicas de vídeo compressão: Mpeg-2. Video Codec 1 (vc1, baseado no formato do Windows Media 9) e H.264/ Mpeg-4 AVC.

Image

História

Em 19 de Novembro de 2003, o Fórum DVD decidiu numa votação de 7 a 8 votos que o HD DVD será o sucessor HDTV do DVD. Nessa reunião, renomearam o HD DVD, quando fora chamado anteriormente de AOD *Disco Otico Avançado*, Blu-Ray foi criado fora do Fórum DVD e nunca foi submetido as considerações do fórum. Isso apesar de tudo, não é uma surpresa na briga anterior entre DVD-R/RW vs. DVD+R/RW. O Fórum DVD focou os consumidores eletrônicos e o mercado de desenvolvimento japonês (aonde os consumidores eletrônicos são muito fortes). A Aliança DVD+RW investiu mais no mercado de PC do que as tecnologias de formatos diferentes, através do controle chamado "Mount Rainier" (não-lançado). A especificação padrão do HD DVD-ROM e HD DVD-RW é a versão 1.0. A especificação do HD DVD-R é padrão em 0.9. Os primeiros dispositivos de HD DVD ROM foram mostrados em 2004, e a produção em massa iniciou em 2005. O lançamento do produto tanto para os consumidores eletrônicos quanto para PCs ocorreu em 2006.

Estrutura comum do disco

Há muitas vantagens pelo facto dos discos HD DVD terem o mesmo tamanho do que os DVDs comuns. A compatibilidade será possível para todos os HD DVD players permitindo aos consumidores que precisem de apenas um player em suas casas para tocar HD DVD e DVD (também será possível no Blu-Ray). A companhia de replicação de DVD continuará usando o mesmo equipamento de produção com mínimas alterações quando modificar para o formato HD DVD. Devido a estrutura de cabeçote de lente simples ótica, ambos diodos de laser azul e vermelhos serão usados em menor escala, em mais compactos HD DVD players. Adicionalmente existe um híbrido HD DVD que contém versões HD DVD e DVD do mesmo filme em um único disco, providenciando uma tênue transição para os estúdios em termos de publicação de filmes.

Laser Azul

O HD DVD utiliza um laser azul-violeta de 400 nm para ler informação dos discos (DVD usam o laser vermelho 650 nm e o Blu-Ray 405 nm).

A pequena duração de ondas reduz a refração e mantém o tamanho menor do laser. Isso permite que os arquivos sejam lidos com alta densidade na superfície do disco. Enquanto DVDs e HD DVDs possuam o mesmo tamanho físico, a habilidade de armazenar arquivos em alta densidade resulta num maior espaço total de capacidade de armazenamento.

Índice Interativo

HD DVD usam um formato iHD interativo desenvolvido pela Toshiba e microsoft que permite um conteúdo interativo que são autorizados pelos discos.
  




____________
Outro ótimo fórum> Você tem que estar registrado para ver este link

Chega de sofrimento com Chip Clonado! economize uma grana e mande instalar o Chip Thunder Pro II.

Chip Thunder Pro II: Você tem que estar registrado para ver este link
Off-line Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Download da mensagem Voltar ao topo  Ir para o final
Mostrar os tópicos anteriores:
Novo tópico  Responder tópico   Página 1 de 1
 

Usuários lendo esse Tópico: 0 registrados, 0 invisíveis e 0 visitantes
Usuários registrados: Nenhum


 
Lista de Permissões
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum
Postar eventos no calendário: Permitido



  

 

TigerGames