Portal

 

 

 

 

 

 

 Portal    Fórum    Busca    FAQ    Registrar    Entrar

 

Novo tópico  Responder tópico Página 1 de 1
 
[Tutorial] Resolvendo Problema 3RL
Autor Mensagem
Responder com citação  
Mensagem [Tutorial] Resolvendo Problema 3RL 
 
TUTORIAL: Modificação dos calços de borracha – Solução para as 3RLs código 0102

Abaixo segue o tutorial de como venci as 3RLs. Só perdoem meus erros de português e minhas fotos desfocadas...
Primeiro meu "disclaimer": somente siga meus tutoriais se tiver alguma prática com equipamentos eletrônicos, tipo PC. É fácil, mas também é fácil de fazer besteira. Não assumo nenhuma responsabilidade por danos ao seu xbox 360, siga por sua conta e risco. Sempre trabalhe em uma mesa plana, e certifique que você não está carregado com eletricidade estática antes de mexer nos componentes (basta tocar em alguma superfície metálica para descarregar qualquer eletricidade estática, mas não tabalhe com roupas de lã, etc, de modo a não produzir mais eletricidade).
Agora, um pouquinho da minha experiência com as 3RLs. A +/- 4 meses comprei um xbox 360, nos 12 primeiros dias meu console começou a travar. No começo, só de vez em quando. Depois frequentemente, logo após iniciar um jogo. No final, deu as fatais 3 luzes vermelhas. O console do meu irmão deu o mesmo problema, mas o dele travava com erros gráficos na tela. O meu congelava a tela, o dele dava artefatos, em geral a tela ficava com aspecto quadriculado. Tentei várias soluções nos dois consoles: aquecer os chips, tentar reforçar a solda da CPU e GPU com uma pistola de calor, etc. Voltava a funcionar, mas depois de alguns dias, o problema retornava.
No final de muita experiência, descobri a causa do problema: mau contato nas quatro memórias localizadas na parte inferior da motherboard. Realmente, colocar as memórias ali, ou redor da GPU que produz muito, mais muito calor mesmo, e utilizar solda BGA sem chumbo nessas memórias não foi uma boa idéia de projeto... O problema é que a GPU esquenta, amolece a solda, e com o tempo, a gravidade “puxa” as memórias para baixo, causando o mau contato. Não importa se seu console fica na horizontal ou vertical, a gravidade atua do mesmo jeito nessas memórias. Se eu pressionasse essas memórias, o console voltava a funcionar. Mas logo a gravidade causava novamente o mau contato. Era preciso um tipo de calço para manter as memórias no lugar. Testei vários materiais e cheguei a solução apresentada abaixo. Não precisa fazer nenhuma modificação física no console (pode reverter para o estado original facilmente), nenhum fan adicional é necessário, nem ressoldar nenhum chip. É muito simples e eficiente. As memórias em si não aquecem, quem aquece é a GPU (e passa o calor para as memórias). A borracha é o melhor material para esse mod, pois é isolante térmico e elétrico. O importante é pressionar as memórias para elas ficarem bem presas na placa-mãe.

Acredito que essa seja a causa de 99% dos problemas do xbox 360. Muitos sintomas diferentes podem acontecer, deste simples travadinhas, até severos erros gráficos, porque como a memória do xbox 360 é unificada e compartilhada pela CPU e GPU, diferentes componentes que acessam a memória com mau contato vão causar diferentes sintomas. E pode ser apenas uma das quatro memórias que apresente maior mau contato. Já arrumei vários xbox 360 com essa solução, e o mais antigo está funcionando a mais de quatro meses sem nenhum problema. Podem confiar.

O que você vai precisar:

Para abrir o xbox 360:

Image

- 1 chave torx T8
- 1 chave torx T10
- 1 chave de fenda normal com cabeça pequena
- 1 clips de papel

Para os calços:

Image

- 1 estilete
- 1 cola em bastão
- 1 borracha branca tipo plástica (tipo a da Faber Castell que vem em um estojinho verde). Não use outro tipo de borrachas, mais puras, porque elas ressecam com o calor, diminuindo de tamanho e perdendo a eficiência dos calços

Obs.: as chaves tipo torx você encontra em lojas de ferramentas ou até em supermercados. Existem kits com 10 chaves em tamanhos diferentes, mas geralmente esses kits são de baixa qualidade, e as chaves vão durar pouco. Recomendo comprá-las individualmente em lojas de ferramentas (devem custar aprox. R$ 6,00 cada).

PASSO 1: desmontando o xbox 360

- Caso alguem nao saiba desmontar o seu X-Box, me mande um MP que coloco um turorial de como desmonta-lo. Mas vamos ao que interessa.
- Retire a motherboard da carcaça metálica. Não é necessário retirar os dissipadores da CPU e GPU.

Image

- Vire a motherboard de ponta cabeça. Ao redor da GPU (aquela que está sob o dissipador mais baixo) você deve ver 4 memórias, 2 na lateral e 2 a frente. São essas as problemáticas memórias.

Image

Obs.: os consoles xbox xbox 360 mais novos, com fabricação a partir de julho de 2006, podem já vir com 4 pequenas mantas térmicas cobrindo as memórias. O pessoal acha que é para ajudar na dissipação do calor, mas eu não creio. As memórias produzem pouco calor (a grande quantidade de calor vem da GPU muito próxima). Minha opinião é que a microsoft se atentou para o problema e tentou solucioná-lo, mas as mantas não produzem a pressão necessária para manter as memórias no lugar. Caso seu console já venha com essas mantas, retire-as com cuidado e guarde-as (para se algum dia você venha a querer deixar seu xbox 360 original novamente).

PASSO 2: cortando os calços de borracha

- Agora vamos cortar a borracha em 4 pequenos calços. Com o estile, corte 4 “fatias” da borracha, com mais ou menos 0,4 cm de espessura.

Image

- Depois de cortadas as fatias, corte a lateral delas para que elas fiquem com o tamanho das memórias (um pouquinho maiores). Deixe 2 das fatias ligeiramente mais grossas.

Image

- Com um pouco de cola em bastão, cole cada calço sobre as quatro memórias. Gosto de usar aquelas um pouquinho mais altas para as memórias que estão ao lado da GPU. Deixe secar alguns minutos. Não precisa colar muito forte, a cola é bem pouca, apenas para segurar os calços enquanto você vira a motherboard para recolocá-la na carcaça metálica.

Image

PASSO 3: recolocando a motherboard

 Coloque a motherboard dentro da carcaça metálica. Cuidado para não soltar os calços ou prende-los nos baixos relevos do fundo da carcaça metálica. Você vai perceber que com os calços, a motherboard deve ficar um pouco mais “alta” dentro da carcaça. Veja minha foto que mostra o alinhamento do botão de sync da frente da motherboard e o orifício da carcaça, ele deve ficar um pouco desalinhado para cima. Mas somente um pouco, queremos um pouco de pressão sobre a motherboard (nas memórias) quando a parafusarmos. Mas não deve ser muito a ponto de vergar a motherboard.

Image

- Pressione a motherboard dentro da carcaça. Coloque a daughterboard wireless da frente da carcaça para ajudar a segurá-la no lugar, mas não a parafuse ainda. Segurando a motherboard dentro da carcaça, vire o console de ponta cabeça (continuando a segurar a placa lá dentro, né!).
- Com esse apoio, comece a parafurar os pequenos parafusos pretos que seguram a CPU e GPU. Parafuse-os em forma de X: primeiro um canto, seu oposto, depois o outro canto e seu oposto. Parafuse tanto a GPU como a CPU, mas não precisa apertar muito (não force, para quando sentir que o parafuso não aperta mais). Você vai perceber que já colocou uma certa pressão para que a motherboard fique no lugar.
- Agora parafuse os 9 pequenos parafusos que prendem a motherboard à carcaça. Comece com os da parte da frente da motherboard, que são três, mas parafuse apenas os 2 externos. Não aperte muito. Parafuse os 2 da parte traseira, e depois passe a parafusar os 2 que se encontram em cada lateral. Volte e parafuse o que ficou faltando na frente. A razão para parafusar desse jeito é para ir distribuindo a pressão ao longo da motherboard. Agora pode verificar se todos esses parafusos estão razoavelmente bem apertados. Verifique para que a motherboard fique com uma leve pressão, os calços não devem ser muito altos. Se você olhar agora o botão de sync ele deve estar perfeitamente alinhado com a carcaça (se não está os calços estão muito altos) significando que existe uma boa pressão na motherboard, distribuida nos quatro calços das memórias (a força se concentra nas memórias).
- Vire o console novamente para cima. Parafuse os três parafusos da daughterboard wireless.
- Recoloque a capa branca que liga as fans aos dissipadores.
- Coloque novamente o drive DVD, tendo cuidado de afastar o botão de um pouco para frente. Reconecte os cabos de força e de dados.
- Agora devemos passar a testar a solução (antes de fecharmos o console em definitivo).

PASSO 4: primeiro teste para aquecer as memórias

- Estamos prontos para o primeiro teste. Veja que não colocamos as memórias completamente no lugar ainda, é necessário um pouco de calor para amolecer suas soldas e a pressão dos calços de borracha colocá-las no lugar.
- Para tanto, ligue seu xbox 360. Nesse instante ele está sem HDD, não precisa rodar nenhum jogo, deixar no dashboard basta. Se ao ligá-lo ainda estiver apresentando as 3RLs ou algum erro, não se preocupe, é normal, pois como disse, é necessário algum calor para ele funcionar da primeira vez. Deixe o xbox 360 ligado por uns 5 a 10 minutos. Você vai perceber que os dissipadores esquentam muito (imagine então a GPU e as memórias abaixo deles).
- Passados 10 minutos, desligue o console. Pronto, o calor amoleceu a solda das memórias, e a pressão dos calços colocou elas no lugar e vai impedir que elas saiam novamente, mesmo com o calor da GPU (a solda pode voltar a amolecer, mas a borracha prende a memória no lugar). O problema deve ter desaparecido e agora o xbox 360 sempre liga de primeira (a esquentadinha é só da primeira vez que você faz o conserto). As vezes pode ligar já de primeira, mas como as memórias estavam meio soltas, pode ser necessário esperar essa primeira esquentada.
- Recomendo testar um pouco com a carcaça aberta. Pode ser que você ainda tenha algum problema eventual com as 3RLs, devendo fazer algum ajuste nos calços. Veja que eles tem que apoiar as quatro memórias simultaneamente, se você deixar algum deles muito alto, outro pode perder o contato com a carcaça metálica e ficar meio “flutuando” não apoiado, e não vai segurar a memória no lugar de maneira eficiente. Também veja que as memórias situadas na lateral da GPU ficam bem sobre o X em baixo relevo da carcaça metálica. Se você não tiver cuidado quando recolocar a motherboard dentro da carcaça, esses calços podem enroscar no baixo relevo e sair de posição. Se eventualmente voltarem as 3RLs, abra novamente o console e verifique se os calços estão nas posições corretas. Se sim, pode ser que eles ou estejam desalinhados na altura ou muito baixos. Comece com novos calços mais altos, e vá experimentando com o console aberto (lembre-se sempre de parafusar todos os parafusos cinzas pequenos e os pretos, pois eles mantem a motherboard no lugar e geram a pressão nas memórias), diminuindo a altura dos calços até que fiquem com uma altura onde ainda gerem pressão nas memórias e as 3RLs não voltem.
- Aí feche seu console em definitivo, colocando de volta a parte superior da carcaça plástica, cuidando com o encaixe da parte metálica. Vire novamente o console de ponta cabeça, e parafuse os 6 parafusos cinza compridos que prendem as duas partes da carcaça. Recoloque a parte inferior da carcaça plástica. Primeiro clique a parte traseira, pressionando ligeiramente onde existe cada um daqueles pequenos orifícios. Depois prenda a parte da frente. Recoloque as tampas laterais, pressionando-as levemente. Recoloque o pézinho de borracha que você retirou do lado da tampa do HDD. Recoloque o faceplate e o HDD.

Não recomendo nenhum mod extra, ou mesmo fans adicionais. O xbox xbox 360 esquenta mesmo. Basta deixá-lo em uma superficie lisa, bem ventilada (com espaço nas suas laterais). Recomendo deixar o console na horizontal, porque aumenta os orifícios de ventilação.

FIM: Veja que é tão simples resolver esse problema. Vamos difundir essa idéia e ajudar as pessoas da nossa comunidade que enfrentam esse problema.  E como não envolve nenhuma modificação definitiva, pode ser facilmente desfeita.
  




____________
Image

X-Box 360 Premium
Games: GTA IV, Condemned 2: Bloodshoot, Halo 3, Gears of War, DOA 4, COD 4, Guitar Hero 3.
Off-line Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Download da mensagem Voltar ao topo  Ir para o final
Responder com citação  
Mensagem Re: [Tutorial] Resolvendo Problema 3RL 
 
e ai cara beleza? vende-se o ps3 entao?

ja tinha visto um tutorial bem parecido com esse ai feito pelo ASAPRETA, que confirmou que realmente funciona.

falou
  




____________
Outro ótimo fórum> Você tem que estar registrado para ver este link

Chega de sofrimento com Chip Clonado! economize uma grana e mande instalar o Chip Thunder Pro II.

Chip Thunder Pro II: Você tem que estar registrado para ver este link
Off-line Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Download da mensagem Voltar ao topo  Ir para o final
Mostrar os tópicos anteriores:
Novo tópico  Responder tópico   Página 1 de 1
 

Usuários lendo esse Tópico: 0 registrados, 0 invisíveis e 0 visitantes
Usuários registrados: Nenhum


 
Lista de Permissões
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum
Postar eventos no calendário: Permitido



  

 

TigerGames