Portal

Portal    Fórum    Busca    FAQ    Registrar    Entrar

Novo tópico  Responder tópico Página 1 de 1

[Tutorial] Instalando O Linux Yellow Dog 5.0 No PS3
Autor Mensagem
Responder com citação
Mensagem [Tutorial] Instalando O Linux Yellow Dog 5.0 No PS3 

Primeira coisa a ser feita é copiar o Yellow Dog Linux 5.0 da Internet, eu baixei a imagem da Internet, ela tem 3,3 ou 3,4 Gb, vc pode baixar direto dos servidores, que foi o que eu fiz, demorou umas 10 hs...ou pode copiar a imagem do www.isohunt.com que está em torrent.

Entre nessa pagina e baixe direto dos servidores:

Download: http://www.terrasoftsolutions.com/resources/downloads.shtml

Para gravar usei o Nero mesmo, mais vc pode usar o de sua preferência.

Preparando o ps3

Periféricos necessários:

- Teclado usb
- Mouse usb
- Cartão de memória compatível com ps3 ou Pen Drive ou até mesmo um cd virgem. Eu usei o Pen drive
- dvd virgem
- Um saco de pipocas
**Opcional

Configurando o Ps3:

Pra facilitar, se quiser coloque o ps3 em inglês...vamos lá:

- Entre em Settings, então System Settings, escolha Format Utility.
- Selecione Format Hard Disk, confirme sua seleção 2x.
- Selecione a opção Custom partitioning scheme. Como meu ps3 é de 60 Gb coloquei a opção de 10 Gb para o Other OS(sistema operacional) e 50 Gb para o ps3
Obs: Seu hd será formatado! Vc perderá tudo que tem nele.
Uma alternativa seria fazer o backup dos arquivos.

Selecione Allot 10GB to the Other OS. Isso automaticamente reservará o resto do hd para o ps3. Quando Terminar o Sistema será reiniciado.

O que vai precisar:

- dvd com o Yellow Dog 5.0(Ydl) para ps3

- Vc tem que pegar dois arquivos, o otheros.self e o otheros.bld.
-O otheros.self é fornecido pela própria sony para instalação de sistema operacional no ps3.
http://www.playstation.com/ps3-openplatform/terms.html (OBS: tenha certeza de que o arquivo tenha o nome otheros.self)
- Ydl bootloader, que pode ser pego aqui: www.terrasoftsolutions.com/support/installation/ps3/otheros.bld
(OBS: tenha certeza de que o arquivo tenha o nome otheros.bld)

Coloque seu cartao de memoria ou o Pen Drive no PC, crie um diretorio na raiz chamado ps3, dentro desse diretorio crie um outro diretorio chamado otheros. Dentro desse diretório cole aqueles 2 arqivos pegos anteriormente (oheros.self, otheros.bld)
**Caso nao tenha o cartão de memoria ou o pen drive: Grave esses arquivos em um cd

Instalando:

- Coloque o cartão/pen drive/cd e insira no ps3
- Va em Settings, System Settings, escolha Install Other OS
- Confirme o local do instalador. E siga o processo de instalação (Nota: Aqui esta sendo instalado apenas o loader, e nao o OS)
- Quando a instalação terminar, Va em Settings, entao System Settings, e selecione Default System. Entao escolha Other OS e confirme.

- Insira o dvd do Yellow Dog 5.0 que vc gravou.
- Plugue seu Mouse e Teclado usb
- Reinicie o Sistema
- Agora voce ta vendo uma tela de Boot do Linux
- Quando aparecer na tela a palavra kboot, digite:
install, caso esteja usando uma tv de lcd ou plasma com cabo hdmi ou
installtext se tiver usando conexoes analogicas (rca, v.c)
- Agora voce vai pra uma tela em que se pede para formatar as partições (novamente). Escolha a opção Erase all of the data, e em seguida, remove all of the partitions and create a default layout.
- Isso te leva a uma tela azul, ela irá pedir uma senha, escreva e não se esqueça dela, vc irá precisar posteriormente... e prossiga com a instalação.
Pronto, a partir desse momento estamos instalando o Ydl 5.0.
O Processo vai levar quase 1 hora, entao vai comer a pipoca e esperar...rs...

- Terminada a instalação o sistema ira pedir para que voce de um Reboot, Faça!
- Voce esta vendo aquela tela incial onde aparece o kboot
Se vc está usando hdmi, deixe que faz sozinho e já vai pra tela de login
Se voce esta usando conexão analogica no kboot digite: ydl480i ou ydltext

Se a tela ficou preta e não apareceu nada, é pq vc esqueceu de digitar o que eu falei, reset o aparelho e ve se dessa vez digita a tempo o que está escrito acima.

Agora vem a parte em que demorei quase dois dias pra sair. todos o fóruns não falam dessa parte como tem que ser falado.
Aparecera uma tela pedindo pra vc digitar o login e posteriormente a senha.
O seu login será “root”, vc só pode digitar root, portanto, digite root e precione enter. Depois ele irá pedir a senha, essa senha é a que vc digitou no inicio da sua instalação do linux, quando vc digitar não irá aparecer nada, mas mesmo assim digite!!!! Não se preocupe, digite somente a senha que vc digitou no inicio da instação e precione enter...pronto vc está vendo o linux.

Configurando o sistema grafico para usuários de conexão analogica (rca, vc)

Obs: Não sei se pra quem usa HDMI tem que fazer isso pra habilitar o sistema grafico, caso tenha deve ser o mesmo passo

- na tela do root, digite:
cd /etc
vi kboot.conf

Localize a seguinte string: default=ydl , troque por default=ydl480i , salve e saia>

Como fazer pra usar o vi, entre nesse site:
http://www.infowester.com/linuxvi.php

Para configurar o X System Window para conexoes analogicas, na tela do root, digite: (eu não consegui fazer essa parte...tentem e se conseguirem me avisem...

mount /dev/dvd /mnt
cd /mnt/YellowDog/RPMSrpm
–i Xautoconfig-*
Xautoconfig

Pronto agora ta tudo bonito, pra você ver como que ficou digite:
startx
Como a tela deve ter ficado meio pequena, voce pode usar ctrl+left mouse pressionados pra poder arrastar as janelas!

Para ter uma tela de login grafica, execute o commando:

cd /etc
vi inittab
Na linha id:3:initdefault: , substitua para id:5:initdefault:
Salve e saia

Quando vc reiniciar, se quiser voltar para o menu do ps3, é só digitar na tela de kboot ... “boot-game-os” ou no próprio Linux tem o opção de desligar e voltar para o sistema do ps3

Qualquer erro, ou duvida, favor postar, para que eu possamos tentar corrigir. Espero ter ajudado a quem possa interessar.

Para que serve a principio instalar o Linux no ps3???

A principio, eu instalei o linux para exatamente ver o que ele pode proporcionar, algumas coisa que sei é que:

- Extrair imagens de jogos de ps3, ps2 e Ps1 por exemplo...
Se vc lê os sites americanos, eles comentam muito que o ferrox(programa que roda iso´s direto do hd do ps3) será lançado logo após começar a venda de ps3 na Europa, isso quer dizer que no final de março provavelmente devemos ter novidades muito boas. Então basicamente o que fariamos seria arrumar um jogo de ps3 ou ps2 com algum amigo ou locadora por exemplo e extrair a imagem atraves do Linux e gravar no hd, apartir daí vc poderia jogar o jogo direto do hd sem precisar comprar o jogo. Então mediante isso eu resolvi dar uma estudada no Linux e instalar.

- No linux temos programas como o MSoffice por exemplo...
Com o FERROX, sendo liberado poriamos baixar iso´s direto da internet, mais algumas ISO´s são muito grandes...mas só tempo dira.

Fotos??? fica complicado....logo quando começa a instação do Linux, vc pode colocar em portugues o Linux, o que facilita muito...ele fica todo em portugues.

O principal mesmo seria que vc pode usar o ps3 como computador e como video-game, iniciando direto pelo Linux quando quiser ou direto pelo ps3 no modo video-game mesmo.

Vou te dar um exemplo, vamos dizer que liberem o ferrox e voce tem o God of War 2 para ps2, vc poderia baixar essa imagem da internet e tentaria arrumar um modo de copiar a imagem pro ps3 ou arrumaria o God of War original e extrairia a imagem no ps3 e poderia jogar normalmente.

creditos lvazevedo

Razz  Razz  Razz

Chega de sofrimento com Chip Clonado! economize uma grana e mande instalar o Chip Thunder Pro II.

Chip Thunder Pro II: Você tem que estar registrado para ver este link
Off-line Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Download da mensagem Voltar ao topo  Ir para o final
Mostrar os tópicos anteriores:
Novo tópico  Responder tópico   Página 1 de 1

Usuários lendo esse Tópico: 0 registrados, 0 invisíveis e 0 visitantes
Usuários registrados: Nenhum

Lista de Permissões