Portal

Portal    Fórum    Busca    FAQ    Registrar    Entrar

Novo tópico  Responder tópico Página 1 de 1

[Tutorial] Instalando O Linux Gentoo Live Beta No PS3
Autor Mensagem
Responder com citação
Mensagem [Tutorial] Instalando O Linux Gentoo Live Beta No PS3 

creditos sbromulo

Em primeiro lugar quem quiser usar o Gentoo Live vai ter que baixar o iso do mesmo. O arquivão tem 584 MB e pode ser gravado em CD ou DVD, inclusive os RW, e talvez em mídias BluRay. No primeiro teste que eu fiz usei um DVD-RW para não ter que gastar uma mídia e jogá-la fora caso o teste não desse certo. Depois gravarei a imagem em um CD-R de marca boa para durar e para que os testes sejam feitos sem erros. Um detalhe importante, o Gentoo Live que existe não é uma versão final, e sim um BETA. Quando alguma coisa é BETA significa que pode ter inúmeros erros, falhas, bugs, travamentos, coisas desse gênero. Não sei se sairá uma versão final do Gentoo Live para ps3 então se der algum erro quando você utilizar esse Linux no seu ps3 não se assuste. Também não tenho certeza se essa distribuição usa todos os milhares de processadores do ps3 (to brincando, é claro, acho que são 6 ou 7, chamados inclusive de SPE) então no primeiro teste que fiz quando tentei abrir o FireFox este demorou a aparecer na tela da tv. Como se o Linux fosse muito pesado... pois bem. O link direto para o donwload do iso é:

ftp://ftp.las.ic.unicamp.br/pub/gen...-xfce4-beta.iso

A lista completa de lugares para se baixar o Gentoo pode ser visualizada em:
http://www.gentoo.org/main/en/mirrors.xml
É só seguir o caminho para abrir as pastas até chegar no arquivo ISO. Não tem erro.

Como o arquivo é muito grande, algumas pessoas demorarão muito para fazer o download. Isso significa que talvez você vai parar o download, para continuar outro dia, ou se estiver chovendo e acontecer um pico de luz, o PC desliga e o arquivo pode corromper. De qualquer maneira quando se faz o download de um arquivo grande corre-se o risco de o arquivo chegar com problemas, como já disse, corrompido. Para saber se a imagem está OK no mesmo lugar onde se baixa o ISO tem o arquivo com o MD5 CheckSum. Esse arquivo tem uns 100 bytes (é praticamente um arquivo texto) e dentro dele tem o código MD5. Esse código é usado para se verificar a integridade de um arquivo que foi enviado de uma máquina para outra usando uma comunicação qualquer. Para se fazer o teste eu costumo usar o Nero MD5 Verifier. Segue o link do MD5 do Gentoo:

ftp://ftp.las.ic.unicamp.br/pub/gen...eta.iso.DIGESTS

Link para download do Nero Verifier:

ftp://ftp6.nero.com/NeroMD5Verifier.zip

Para usar esse programa, descompacte o arquivo e execute ele. Dentro do programa, copie e cole o código MD5 do link citado acima na primeira caixa de texto. Na segunda caixa de texto clique em Browse e localize o arquivo iso. Não vai aparecer de cara porque esse programa por padrão só visualiza arquivos de alguns tipos, e o ISO não está entre eles. Mas depois de clicar em Browse, em “arquivos do tipo” selecione ALL FILES. Clique duas vezes no arquivo ISO e depois espere o cálculo ser concluído. Os códigos devem ser idênticos no final do cálculo. Se tudo estiver OK o código inserido por você na primeira caixa de texto fica verde, caso contrário fica vermelho. Se uma letrinha estiver diferente o arquivo ISO está com problemas. Para resolver é necessário ter que baixar o arquivo ISO novamente. Se o arquivo ISO com problemas for gravado, o que é possível, alguma coisa que for feita dentro do LINUX pode dar erro, ou até mesmo o LINUX nem seja iniciado...

Depois de baixar o ISO e ter verificado sua integridade é hora de gravar em uma mídia. Podem-se utilizar mídias do tipo CD, DVD e acredito que BLURAY também possa ser utilizada. Testei com CD e DVD e as duas funcionam. Eu gosto de gravar imagens com o programa de gravação NERO, que por sinal é muito utilizado entre as pessoas. Não vou explicar como fazer o download do NERO afinal não é o objetivo deste Tutorial. Mas pode-se usar qualquer programa de gravação de CDs e DVDs. Dentro do NERO, com o CD ou DVD inserido no gravador, vá ao menu GRAVADOR, GRAVAR A IMAGEM. Selecione o arquivo ISO e na tela que aparecer siga as instruções de gravação que aparecerem, como tipo da mídia a ser gravada, velocidade de gravação. Não se esqueça de marcar a opção para finalizar o disco, não sei se isso é obrigatório para o ps3 conseguir ler o disco mas é um provável problema, então esta opção deve ser marcada. Aguarde o final da gravação.

Após o processo de gravação ser concluído, no caso do NERO, ele ejeta o disco. Feche o NERO e insira o disco novamente no computador. Acesse o conteúdo do disco recém gravado e vá para a pasta ps3_otheros_images e localize o arquivo otheros.cdonly. A pasta possui vários arquivos, e todos aparentemente têm as mesmas funções. O objetivo principal deles é fazer a inicialização do Gentoo Live. O ps3 não consegue fazer isso sozinho, necessitando desses arquivos, mas usaremos somente um, o qual já foi mencionado acima. Copie o arquivo para o HD do computador e renomeie ele para otheros.bld
Pronto, o arquivo de bootloader você já tem. Agora falta um outro arquivo necessário para o ps3 poder instalar o arquivo de bootloader. Segue abaixo o link para download deste segundo arquivo:

http://www.playstation.com/ps3-openplatform/data/otheros.self
ou
http://www.mediafire.com/?3yzm4zz2o1n

Agora você tem dois arquivos, o otheros.bld e o otheros.self. A preparação do pendrive é simples. Na raiz do pendrive crie uma pasta chamada ps3 (com letras maiúsculas). Dentro da pasta ps3 crie a pasta OTHEROS (também em letras maiúsculas). Copie para a pasta OTHEROS os dois arquivos, o otheros.bld e o otheros.self. Pronto, seu pendrive está pronto.
Para aqueles que não têm pendrive creio ser possível utilizar um CD gravado com as mesmas pastas e arquivos. O ps3 deve acessar todos os caminhos possíveis para encontrar um bootloader a ser instalado, e o CD é uma alternativa. Quem tem MemoryStick, Compact Flash e SD também pode usar estes tipos de flash drive, seguindo o mesmo procedimento para o famigerado pendrive.

De posse do pendrive ou de outro dispositivo, insira o mesmo no ps3, pendrive na porta USB (qualquer uma), CD no drive BluRay e cartões na respectiva entrada compatível. Use comente uma alternativa, não prepare um pendrive e um MemoryStick, se fizer você vai se perder no processo, até mesmo para sanar um problema que venha a ocorrer. Depois de ter inserido o dispositivo preparado com os arquivos otheros.bld e o otheros.self, vá a SETTINGS (Configurações), SYSTEM SETTINGS (Configurações do sistema), INSTALL OTHER OS (Instalar outro OS). Siga os procedimentos que aparecem na tela. O ps3 vai buscar algum lugar onde se tenha um outro sistema a ser instalado, provavelmente vai listar o dispositivo que você escolheu na preparação dos arquivos otheros.bld e o otheros.self. Quando o ps3 encontrar, confirme a instalação e espere o final da mesma. Vai aparecer uma mensagem que a instalação foi concluída e que o próximo passo é fazer a inicialização deste outro SO recém instalado. Para isso, logo acima de INSTALL OTHER OS existe a opção DEFAULT SYSTEM (Sistema padrão). Acesse essa opção e você vai ver duas opções: ps3 e OTHER OS. ps3 é o que você está utilizando e o OTHER OS é o objetivo do nosso tutorial. Antes de confirmar a escolha da opção OTHER OS insira o disco que você gravou com o Gentoo Live no ps3 e ligue o teclado USB e mouse USB, à sua escolha, não importando muito a marca e modelo. Eu usei um teclado da Logitech ELITE e um mouse da IBM óptico, ambos com fio e USB. O ps3 vai mostrar uma tela onde pergunta se pode reiniciar o console para entrar no outro OS. Responda SIM ou OK.

--> Observe que se você gravou os arquivos otheros.bld e o otheros.self em disco só vai inserir o disco do Gentoo Live após a utilização do disco com os arquivos otheros.bld e o otheros.self, com a opção INSTALL OTHER OS. Preste muita atenção nessa parte. Se o seu caso é pendrive ou flash drive então siga o resto do tutorial.

A essa altura você já poderá ver a cara do LINUX. 2 pingüins grandes e 6 pequenos, cada um destes 6 com a inscrição SPE estampada na parte da barriga. Se isso não aparecer você fez algo errado. Demora um pouco para aparecer, mas se demorar mais de 2 – 3 minutos então tem alguma coisa errada. Irão aparecer várias informações referentes à inicialização do Gentoo, muitas delas nem eu sei o que significam. No final vai aparecer a palavra KBOOT e o cursor vai ficar piscando do lado. Quando chegar esse momento, você terá 3 opções.

A 1ª opção é se você não digitar nada, após algum tempo o Linux vai entrar na resolução gráfica mais básica possível, no caso 480i. Isso serve para qualquer televisão, ou então quando você não sabe o máximo que a sua televisão suporta.

A 2ª opção é se você sabe o máximo de resolução que sua televisão suporta então pode especificar para o Gentoo poder usá-la. Para especificar digite rapidamente (antes que o modo básico entre) a seguinte linha: gentoo480p ou gentoo720p ou gentoo1080i ou gentoo1080p. Depois aperte o ENTER. O linux vai iniciar na resolução escolhida. Quando iniciei na primeira vez usei 480i e depois na segunda usei 1080i, mas em 1080i a imagem não ficou muito boa, a tela não ficou configurada para ser usada no tamanho máximo da televisão...... enfim, depende muito das circunstâncias, e como eu não pude fazer muitos testes então não sei se tem jeito de consertar depois que o Linux já iniciou. Se tiver algum jeito coloco para vocês aqui.

A 3ª opção é se você desistiu do linux e quer voltar a usar o console como era antes então digite boot-game-os e depois aperte ENTER. O sistema do ps3 vai entrar. O Gentoo é muito parecido com o Windows para ser reiniciado ou desligado. Se você estiver dentro do LINUX e quer voltar para o ps3, reinicie o LINUX e quando aparecer a tela do KBOOT novamente digite boot-game-os. Se depois você quer voltar a utilizar o Gentoo Live faça todo o procedimento de instalação da opção INSTALL OTHER OS.

--> Se algo de errado acontecer e a tela ficar escura, e nada acontecer, então existe um jeito para forçar a volta ao sistema original do ps3. O procedimento é o seguinte: desligue o console segurando o botão liga-desliga até o console apitar duas vezes. Quando isso acontecer solte o botão e o console vai desligar. Aperte e segure novamente o botão liga-desliga até o console apitar duas vezes e solte o botão. O sistema original do ps3 vai entrar em uma espécie de modo seguro. Quem usa o cabo HDMI em televisão HDTV vai notar a tela na pior configuração possível. Siga os passos para re-configurar a imagem e o sistema vai entrar por completo.

Pronto, chegamos ao final do tutorial. Se o seu ps3 estiver conectado à uma Internet banda larga então o Linux já vai ter pego todas as configurações necessárias (se estas forem fornecidas automaticamente pela sua rede, modem ou roteador), já vai conseguir acessar a internet através do firefox, tem um editor de texto, e outras coisas mais.

Tudo o que foi explicado aqui foi o que eu adquiri de informação com apenas duas inicializações deste sistema, fora outras coisas que eu já sabia de plataformas LINUX. Não me responsabilizo por nada escrito aqui, mas estou a disposição para esclarecer dúvidas que surgirem.
O meu objetivo era usar no ps3 uma distribuição bem conhecida, como o SUSE, mas não consegui pois não encontrei o arquivo de bootloader para essa versão. Se alguém encontrar ou souber como fazer por favor me avise.

Razz  Razz  Razz

Chega de sofrimento com Chip Clonado! economize uma grana e mande instalar o Chip Thunder Pro II.

Chip Thunder Pro II: Você tem que estar registrado para ver este link
Off-line Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Download da mensagem Voltar ao topo  Ir para o final
Mostrar os tópicos anteriores:
Novo tópico  Responder tópico   Página 1 de 1

Usuários lendo esse Tópico: 0 registrados, 0 invisíveis e 0 visitantes
Usuários registrados: Nenhum

Lista de Permissões