Portal

Portal    Fórum    Busca    FAQ    Registrar    Entrar

Novo tópico  Responder tópico Página 1 de 1

Tutorial instalando HDD no PS2
Autor Mensagem
Responder com citação  
Mensagem Tutorial instalando HDD no PS2 

1º passo: Começamos selecionando o hardware. É necessário um playstation 2, um Network Adaptor e um HD de PC. Todos os ps2 são compatíveis, exceto os primeiros modelos japoneses (que não possuem baia de expansão para inserir o HD) e o último modelo PSTwo (SCPH 70001, que não tem suporte a HD ainda). O NA pode ser RJ45 (apenas ethernet) ou RJ11 + RJ45 (o que eu tenho, com os conectores de modem e ethernet). E, finalmente, recomendo comprar o HD com base nesta lista oficial de compatibilidade, feita com a contribuição de pessoas que testaram os mais diferentes HDs. De um modo geral, a marca de HD que tem se mostrado mais compatível é Maxtor, e a marca menos compatível é Western Digital. No caso deste último, a disposição dos conectores de força e dados é diferente do apresentado no NA e o HD não encaixa. Aqui na minha cidade (Recife), fiz uma pesquisa em várias lojas de informática, e constatei que os HDs de marca Samsung estão monopolizando as prateleiras. Acabei comprando um HD Samsung SP0802N (80 GB 7200 RPM) novinho - por coincidência o mesmo que eu tenho no meu PC. Escolhi este por ser o Samsung que tem se mostrado mais compatível na lista, por estar com preço muito atraente (R$ 250 reais, na Nagem Informática), por ser um modelo não-slim e pela garantia de 03 anos da fabricante. O modelo imediatamente inferior na linha de produtos, o SP0411N (40 GB 7200 RPM) estava custando apenas 30 reais a menos e era slim - que esquenta mais e tem menos fixação no interior do ps2.

IPB Image

2º passo: Ponha o console sobre uma mesa ou bancada, onde o acesso à sua parte traseira seja facilitado. Certifique-se de que a chave liga-desliga traseira esteja na posição desligada, ou que o aparelho esteja fora da tomada.
Image
Na parte posterior do ps2, remova a tampa da expansion bay com o auxílio de uma moeda ou espátula e puxando-a gentilmente. O espaço destinado ao HD e os conectores do NA ficarão expostos.

Image
Image

3º passo: Observe a face de conectores do HD e certifique-se ele está configurado em posição "master" através dos jumpers. Caso o manual do HD não esteja disponível, vale consultar o Site do fabricante - mas em geral a posição master é obtida colocando o jumper na linha de pinos mais próxima do conector de dados. Feito isto, ponha o HD lado a lado com o NA. Observe que os conectores da parte inferior do NA realizam um encaixe perfeito com os conectores de força e de dados do HD. Caso este encaixe não ocorra, por incompatibilidade física, recomendo não forçar e procurar um outro disco rígido mais apropriado.

Image
Image

4º passo: Encaixe o HD no NA, e posteriormente insira o conjunto na expansion bay, deslizando como uma gaveta. Se o HD for um modelo slim, deverá sobrar bastante espaço acima dele. No meu SP0802N as dimensões foram bastante apropriadas - praticamente não sobra espaço livre que comprometa a fixação do mesmo. Ao final, o conector próprio do NA deverá encaixar no soquete localizado logo acima da expansion bay. Pressione levemente para fazer o encaixe.

Image
Image

5º passo: O conjunto final deverá ficar como na imagem abaixo. Utilize uma moeda pequena para girar os parafusos laterais do NA, garantindo a fixação de tudo na parte traseira do ps2. Lembre-se que o HD é um equipamento muito sensível a choques, e que a fixação perfeita do acessório dentro do ps2 só é feita com o HD original da sony (que dispõe de barras metálicas), portanto evite transportar ou balançar o console enquanto o HD estiver em seu interior.

Image

Tudo pronto com o hardware, agora resta configurar o software. Se você usa um modchip convencional, seu único trabalho será baixar e gravar o HDAdvance ou o HDLoader em um CDR. Eles podem ser encontrados facilmente em P2Ps como o Kazaa ou eDonkey, ou no Site do PS2Ownz. Ligue o seu ps2 com o CDR do HDA ou HDL, e ele pedirá para formatar o seu HD para o formato proprietário do ps2. Em seguida, basta utilizar o HDA ou HDL para instalar ou carregar jogos do HD - é bastante simples. Os únicos poréns é que o disco do HDA ou do HDL deverá estar sempre dentro do ps2 a partir de agora, e que o modchip permita reconhecimento de mídias a partir do browser, pois a gaveta terá de ser aberta para trocar o disco do programa pelo disco do jogo a ser copiado para o HD.

Como eu uso o modchip DMS3, meu primeiro passo foi atualizar o firmware para a última versão (v2.4 b4). Depois, baixei e instalei o DMS HDD Explorer v1.2 no HD. O DMS HD Format Utility formatou o meu HD imediatamente antes da instalação, e tudo correu bem. O pacote incluia, além do DMS HDD Explorer, vários softwares interessantes - como um mp3 Player e um PGEN apto a rodar ROMs a partir do HD. Todos os softwares citados neste parágrafo podem ser baixados a partir do Site do DMS3. Meu passo seguinte foi instalar o HDAdvance no HD, através de um script de instalação INSTALL.CNF que eu mesmo escrevi e uma versão .ELF que encontrei pela internet. Tudo completado, agora não preciso me preocupar em usar o canhão de meu ps2 por um bom tempo. Ao ligar o meu ps2 segurando o botão START, entro no modo Dev.2 e já carrego tudo pelo próprio HD - inclusive o próprio HDAdvance.

Depois que seu HD é instalado, você notará uma luz alaranjada ocasionalmente saindo da grade de ventilação frontal do ps2. É um led que se encontra no interior do console, e que acende indicando o acesso ao HD. Em jogos como 'GTA: San Andreas', este led permanece aceso na quase totalidade do jogo, denotando o quanto o leitor óptico do console está sendo poupado.

Já instalei vários jogos de minha biblioteca, e apenas 02 deles não rodaram: 'Gradius V' (NTSC J) e 'Splinter Cell: Pandora Tomorrow' (NTSC U). Não me surpreende, pois estes dois já figuravam na lista dos jogos que não funcionam no HDA. Para consulta, na internet existe a lista de compatibilidade do Site oficial do HDA e uma outra lista de compatibilidade muito maior e mais completa feita por usuários ao redor do mundo.

Minhas experiências têm sido ótimas com o HDAdvance. Estou rodando 'GTA: San Andreas' por horas a fio, sem nenhuma culpa ou preocupação com o meu leitor óptico. O mesmo vale para 'ICO', que eu evitava rodar por ser em CDR (o jogo original é em CD) e fazer o maior barulho dentro do console. 'Metal Gear Solid 3: Snake Eater' tem acesso aos menus de camuflagem e itens de maneira quase instantânea (sem loading), tornando a experiência de jogo muito melhor. Além disso, os longos diálogos do início do jogo que antes engasgavam no DVD prensado agora fluem perfeitamente. Mas o jogo onde notei maior diferença foi o 'KOF: Maximum Impact': os loadings absurdos entre uma luta e outra simplesmente reduziram-se a dois segundos, e isto trouxe de volta o prazer em joga-lo.

Em suma: recomendo fortemente a todos um HD para o seu ps2. Sai pelo mesmo custo de uma troca de canhão (acredite, cedo ou tarde você iria precisar disto), reduz bastante os loadings e é um investimento que você não perde - o HD pode ser usado depois em qualquer PC. E, como bônus, o seu ps2 vira um verdadeiro jukebox de games: você não vai se preocupar mais em trocar discos, é ligar e escolher o seu jogo em uma lista na tela.

Site da lista de compatibilidade: http://ps2drives.x-pec.com/?p=list&...or=&v_postedby=

Off-line Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Download da mensagem Voltar ao topo  Ir para o final
Responder com citação  
Mensagem Re: Tutorial instalando HDD no PS2 

Arrow Aqui duvidas e mensagens relacionadas a este Tutorial...

Mostrar os tópicos anteriores:
Novo tópico  Responder tópico   Página 1 de 1

Usuários lendo esse Tópico: 0 registrados, 0 invisíveis e 0 visitantes
Usuários registrados: Nenhum

Lista de Permissões