Portal

 

 

 

 

 

 

 Portal    Fórum    Busca    FAQ    Registrar    Entrar

 

Novo tópico  Responder tópico Página 1 de 1
 
[ Tutorial ] Toxic Os 0.4
Autor Mensagem
Responder com citação
Mensagem [ Tutorial ] Toxic Os 0.4 
 
Toxic OS 0.4



Finalmente o tão esperado Toxic OS 0.4 saiu do forno. Chegou com grandes mudanças, uma melhor que a outra.
Para quem não conhece o Toxic OS, ele foi desenvolvido exclusivamente para o chip DMS4 PRO, ou seja, só funciona nele (até agora). Ele é um sistema operacional que roda dentro da memória Flash de 2MB do chip. A intenção da equipe da Toxic é que seu OS substitua por completo o OS do playstation 2. Ainda faltam algumas coisas para se tornar um OS completo, como um gerenciador de dispositivo amigável, o tal FTP que era pra ter vindo no OS 0.4, alteração nas configurações do ps2, entre outras coisas.
Alem das funções normais do chip, o Toxic OS 0.4 trouxe algumas novidades. Agora é possível aplicar cheat codes nos jogos rodando direto do HDD, maior compatibilidade com os jogos no HDD, instalação de aplicativos no memory card ou no HDD, possibilidade de rodar aplicativos direto da memória flash do chip, usar um dispositivo de armazenamento via USB para instalar e rodar aplicativos, mudança do papel de parede.


Instalando o Toxic OS 0.4

Como de costume, o Toxic OS permite a instalação tanto via CD como via rede. Como a instalação via rede precisa de uma explicação muito extensa, me limitarei apenas a instalação pelo CD.

Grave o Toxic OS 0.4 em um CD e coloque o CD para carregar no ps2.





Aperte X para iniciar a instalação. A instalação demora um pouco, não se assuste caso demorar um pouco para aparecer a porcentagem de instalação crescendo.





Depois de alguns minutos, se tudo correu direitinho, você terá a confirmação da atualização e será solicitado que reinicie o ps2.






Brincando com o Toxic OS 0.4

Quando você ligar o ps2, mantenha apertado o botão quadrado no seu controle para que o OS seja carregado. A primeira vez que se carrega o OS 0.4 demora um pouco, não se preocupe, da próxima vez que você carrega-lo será mais rápido. Uma tela com três simples opções irá aparecer, mas dentro de cada uma exista uma complexidade de funções, tirando a opção Load Disc é claro [= .





A opção Load Disc serve apenas para carregar um disco que esteja na bandeja do ps2.

Indo para a segunda opção, Toxic OS, iremos dar de cara com a lista de jogos instalados no HDD.





A segunda aba mostra os aplicativos instalados em seu ps2.





A terceira aba mostra os dispositivos de armazenamento que existem ligados ao seu ps2, como o Memory Card, HDD, CD e um dispositivo que esteja ligado à porta UBS, chamada de "mass:". Na primeira vez que rodar o OS 0.4, o mass: não estará visível, isto por que é necessário instalar um drive para tal aparecer. Mais tarde irei mostrar como instalar este drive.





A ultima aba se encontram os códigos de cheats, mas o OS não vem com nenhum código, tendo que entrar manualmente depois. Mais pra frente mostrarei como adicionar alguns códigos.





Voltando a tela inicial do Toxic OS, vamos agora dar uma olhada dentro da opção Settings. A primeira leva de configurações, BIOS Settings, são comuns tanto no Toxic OS 0.4 como no Toxic BIOS 1.4.



      Default Boot Mode: Você escolhe a forma como o ps2 deve iniciar:
          o <li>Normal: O ps2 inicia na forma tradicional;ToxiOS: O ps2 vai direto para o Toxic OS;<LI>Fast Boot: O ps2 inicia sem passar pela tela dos elétrons;
          o MC Dev.olution: O boot é dado pelo Memory Card;
          o HDD Dev.olution: O boot é dado pelo HDD.
      <li>ps2 Video Mode Fix: Ativa a correção de cores para os jogos com sistema de cores diferente do sistema do PS2:
          o Colour Carrier: O sinal de vídeo é mudado para o sistema cores correspondentes ao do ps2;<LI>Force PAL: O sinal de vídeo é alterado para a freqüência PAL (50hz);
          o Force NTSC: O sinal de vídeo é alterado para a freqüência NTSC (60hz);
          o Force PAL60: O sinal de vídeo é alterado para a freqüência 60hz mas com o sistema de cores PAL.
    * <li>ps2 Video Y-fix: Está disponível apenas quando o ps2 Video Mode Fix está nos modos Force PAL, Force NTSC ou Force PAL60. Esta opção corrige o posicionamento da tela do jogo na vertical.<LI>ATAD Auto-patch: Permite que um HDD alternativo seja reconhecido como um HDD original da sony.<LI>Skip ps2 Logo: Pula a tela onde aparece o logo playstation 2 quando se carrega um jogo direto do DVD.Display Toxic Logo: Mostra o logo do Toxic na tela onde aparece o logo playstation 2.
    * DVD+R DL Support: Permite o uso de mídias DVD+R DL.

Agora temos as configurações exclusivas para o Toxic OS, o OS Settings.



      <li>Auto-boot: Quando ativado permite escolher a forma como o Toxic OS deve abrir.<LI>Auto-boot action: Seleciona a forma como o Toxic OS deve iniciar.
          o Load Disc: Inicia o Toxic OS rodando o disco que está na bandeja do ps2;
          o Load Toxic OS: Inicia o Toxic OS indo direto para seu OS.
    * Auto-boot timeout: Tempo limite para que o auto boot entre em ação, dando tempo para o usuário escolher outro destino.
    * Use custom wallpaper: Utiliza um papel de parede personalizado pelo usuário.

Em Files você encontra as opções para copiar, para a memória Flash, um aplicativo, um papel de parede e o drive para dispositivos USB.

Em System Information você pode ter informações da BIOS de seu ps2, detalhes do chip e do HDD.





O Toxic OS possui algumas teclas de atalho que permitem ir direto para alguns dos modos de boot.

X: Boot normal.
R1 ou quadrado: Inicia o Toxic OS.
Triangulo: Boot pelo Memory Card.
Start: Boot pelo HDD.
R2: Boot pela memória Flash do chip.
Select: Fast Boot.
L1: Desliga o chip.


Instalando o Drive para uso da porta USB

O Toxic OS 0.4 permite que você utilize um dispositivo USB, como um pendrive, para instalar e rodar aplicativos, mas para isso é necessário instalar um drive na memória Flash do chip. A instalação é super simples.
Primeiro baixe o Naplink neste link – http://naplink.napalm-x.com/naplink-ps2-v1.0.1a.zip . Abra o arquivo e extraia apenas o arquivo "NPM-USBD.IRX" que está dentro da pasta "CD". Grave este arquivo em um CD ou transfira ele pro HDD ou Memory Card da forma que lhe for mais conveniente.
Rode o Toxic OS e vá para a opção Settings. Selecione a opção Choose USBD IRX driver e aperte X





Vá até onde está o arquivo "NPM-USBD.IRX" e selecione-o.





Pronto agora ele está sendo instalado na memória Flash do chip. Quando terminar a instalação, recomendo que reinicie o ps2. Depois vá em Toxic OS e escolha a aba Browser e repare que agora apareceu o dispositivo mass:.





Pronto, agora você está apto a usar um Pendrive para instalar e rodar aplicativos sem a necessidade de ficar gravando mídias para tal finalidade.


Mudando o Papel de Parede

Uma das novidades do Toxic OS 0.4 é a possibilidade de poder personalizar seu OS alterando o papel de parede.
A imagem a ser usada deve ter 512x448 pixels RGB. O formato do arquivo tem que ser salvo em JPG e não pode ser maior do que 128kb. Pode abusar da criatividade colocando imagens coloridas, tudo ao seu gosto.
Depois de criada, grave a imagem no dispositivo que mais lhe for conveniente (HDD, MC, CD, Pendrive). Rode o Toxic OS e entre nas configurações. Abra a opção Choose wallpaper JPEG e selecione a imagem dentro do dispositivo onde se encontra. Ao final você deverá ver uma tela de confirmação que tudo saiu bem e já com o papel de parede novo (isto se a opção Use custom wallpaper estiver marcado como Yes).






talando Aplicativos

Com o Toxic OS 0.4 não é mais necessário usar loaders alternativos para carregar e instalar aplicativos no HDD ou no Memory Card. Dentro do Toxic OS, na aba Apps você roda os aplicativos ou instala a partir de um CD.
Na aba Browser é onde é feita a instalação através de outros dispositivos e também é possível rodar, deletar, copiar.
A instalação de aplicativos é simples, mas precisa de um pouco de atenção. É necessário ter um arquivo de extensão ".CNF" com as instruções de como a instalação deve ser feita, não é complicado, mas têm que ser seguida algumas regras na criação deste arquivo.
Vou usar como exemplo o aplicativo SMSVERSION15.ELF. Abra um editor de texto, pode ser o Bloco de Notas, e digite o seguinte script:


[APP]
[HEADER]
[TITLE]
SMS
[/TITLE]
[EXEC]
/SMS/SMSVERSION15.ELF
[/EXEC]
[/HEADER]
[INSTALL]
_MKDIR /SMS
COPY /SMSVERSION15.ELF /SMS/SMSVERSION15.ELF
[/INSTALL]
[UNINSTALL]
REMOVE /SMS/SMSVERSION15.ELF
_RMDIR /SMS
[/UNINSTALL]
[/APP]
[/font]

Parece complicado, não? Bem, não é não. Abaixo irei explicar o que significa cada linha:

[APP]
[HEADER]
[TITLE]
SMS – Nome que irá aparecer na lista de aplicativos a serem instalados
[/TITLE]
[EXEC]
/SMS/SMSVERSION15.ELF – Informa o local de onde será executado o aplicativo apos ser instalado
[/EXEC]
[/HEADER]
[INSTALL]
_MKDIR /SMS – Cria um diretório
COPY /SMSVERSION15.ELF /SMS/SMSVERSION15.ELF – Copia o aplicativo para o destino informado
[/INSTALL]
[UNINSTALL]
REMOVE /SMS/SMSVERSION15.ELF – Remove o aplicativo no local indicado
_RMDIR /SMS – Deleta o diretório
[/UNINSTALL]
[/APP]

Todo script de instalação de aplicativo tem que iniciar com o comando [APP] e terminar com o comando [/APP]. É obrigatório também ter os comandos [HEADER] [/HEADER] e [INSTALL] [/INSTALL]. O comando [UNINSTALL] não é obrigatório, mas é recomendável usar.
Veja outros comandos:


[TITLE] : Titulo do Aplicativo - OBRIGATÓRIO
[EXEC] : Caminho para rodar o aplicativo apos instalado - OBRIGATÓRIO
[AUTHOR] : Nome do autor do aplicativo - Opcional
[DESC] : Descrição do aplicativo – Opcional

Não é necessário indicar de qual dispositivo de armazenamento está sendo copiado e nem para qual será gravado, mais pra frente vocês verão por que.
Bem, agora salve o script com o nome de INSTALL.CNF e grave ele junto com o arquivo ELF em um dispositivo de sua preferência.
Rode o Toxic OS e entre em Toxic OS, vá até a aba Browser (use o botão L2 e R2 para mudar de aba) e abra o local onde está o aplicativo e seu instalador.





Selecione o arquivo INSTALL.CFN e aperte X, deve aparece uma janela com uma lista dos aplicativos a serem instalados, no caso deve aparecer o SMS. Veja se ele está marcado e selecione Start Installation e aperte X





Agora deve aparecer uma tela onde você deve escolher ser quer instalar o aplicativo no Memory Card ou no HDD. Selecione a opção desejada e aperte X





Se seu script estiver correto você verá a mensagem que a instalação está completa. Vá até a aba Apps e veja que o aplicativo agora aprece lá. Selecione-o e aperte X para executá-lo. Se tudo estiver certo ele deve rodar normalmente.










do os Cheats Codes

Uma das coisas que mais decepcionava muita gente que usava programas de trapaças, como GameShark, Codebreaker, etc., era não poder usar as trapaças nos jogos instalados no HDD. O Toxic OS tornou isso possível acrescentando seu próprio sistema de trapaça ao seu OS. Os códigos são no formato RAW, e para usar códigos de outros programas é necessário converte-los para o formato RAW. Existe um programa chamado MaxConvert que faz muito bem esta conversão, vocês podem baixar-lo neste link - http://www.codemasters-project.net/portal-...l/request.php?6

A utilização dele é bem simples e vou mostrar como é feita essa conversão.

Entre no Site de códigos de sua preferência (GameShark, Action Replay, Codebreaker) e vá até os códigos do jogo que pretende trapacear. Abra o MaxConvert. No Site com os códigos copie o código desejado (não recomendo que copie todos os códigos de uma vez e nem os nomes) e cole no campo Input: no programa. Logo acima você tem um campo onde deve ser escolhido de qual programa de trapaça você está pegando esses códigos.

    * <li>AR MAX – Action Replay MAX<LI>AR2v2/GS2v2 – Action Replay 2 v2 e GameShark 2 v2<LI>AR2v1/GS2v1 – Action Replay 2 v1 e GameShark 2 v1GS2v3-4 – GameShark 2 v3 e v4
    * CBv1-6/XPv1-2 – Codebreaker v1 a v6 / Não faço a mínima idéia.

Do lado direito deixe como RAW e clique sobre o botão Convert. Pronto, seu novo código está pronto. Lembro que é importante não esquecer do código Mestre que é obrigatório ter e ser ativado para que os códigos funcionem.




Eu particularmente recomendo o uso dos códigos do GameShark v4, pois foi o único que obtive sucesso, os códigos dos outros programas nenhum funcionaram comigo.

Site do GameShark v4 - http://xs.gameshark.com/xploder/xploderui....440&tab=gc&vn=4

Bem, agora que temos nossos códigos vamos acrescentá-los no Toxic OS.
Carregue o Toxic OS e vá para o Toxic OS, ative a aba Cheats e aperte o botão triangulo, um menu será exibido. Escolha a opção Add Game e entre com o nome do jogo que usará estes códigos.




Agora selecione e aperte X, a tela mudará para o campo dos cheats. Aperte triangulo e no menu escolha Add Cheat e coloque o nome da função do cheat. Se você quiser uma coisa mais organizada, pode criar pastas para distinguir as categorias de cheats, como Extras, Infinito, Maximo, etc. Apos criar o cheat aperte o botão triangulo e no menu escolha a opção Edit.




Agora estamos na tela onde serão inseridos os códigos para o cheat. Aperte triangulo e no menu escolha Add Code.




Usando o Hex Pad digite o código que você converteu no MaxConvert e finalize apertando o botão End.




Se o cheat possui mais de uma linha de códigos é só apertar triangulo e escolher Add Code no menu, uma segunda linha será adicionada. Infelizmente o sistema de cheats do Toxic não tem uma opção de baixar os códigos pela internet como os demais, sendo obrigado a entrar manualmente todos os códigos, mas, mais para frente darei uma boa notícia.
Algumas dicas:

- Apertando os botões L1 e R1 você pode avançar ou retroceder no caractere selecionado.
- Você pode colocar o código Master direto no nome do jogo que receberá os cheats. Para isto basta apertar triangulo e escolher a opção Edit e e depois mais uma vez aperte triangulo e escolha a opção Add Code e entre com o código. Desta forma você não precisa se preocupar de ativar o código Master, pois ao ativar qualquer cheat para este jogo, o código Master será automaticamente ativado.




Quando terminar de entrar todos os códigos aperte direcional para a esquerda no joy-pad do joystick, isso fará que volte para a tela de cheats e possa acrescentar mais cheats para o jogo. Quando terminar de entrar todos os cheats aperte Start no controle, você receberá a informação de que o database dos cheats foram alterados e se quer salvar. Escolha a opção Yes e o OS voltará para a tela inicial. Recomendo salvar os cheats antes de tentar testa-los.




Entre novamente no Toxic OS e vá para a aba Cheats, selecione o jogo que deseja usar as trapaças e aperte X. Na tela dos cheats ative o cheat Mestre e os demais que pretende usar para o jogo. Repare que eles ficaram destacados em amarelo. Aperte L2 para voltar à aba Games, selecione o jogo e aperte X, irá aparecer uma tela perguntando se deseja usar os cheats para esse jogo, responda que sim e o jogo irá iniciar.
Nos testes que fiz os códigos só funcionaram com save de jogos já existentes, quando tentei usar os códigos a partir de um novo save, eles não funcionaram.
Todos os cheats que você colocar no OS serão salvos no Memory Card, por isso é essencial que o save do jogo esteja no mesmo Memory Card dos cheats.




A boa noticia que deixei para o final se refere ao cheats salvos no Memory Card. Como ele é um arquivo que pode ser substituído, logo, logo deve aparecer na internet este arquivo com uma variedade grande de cheats já inclusos, com isso já ajudaria e muito no trabalho manual de entrar os códigos.


idade no HDL do Toxic OS 0.4

O tão cobiçado HDLoader do Toxic OS agora está melhor ainda, pois sua lista de jogos compatíveis cresceu, e entre eles estão o Shadow of the Colossus e Jak X. Mas a novidade não para por ai, agora o HDL do OS 0.4 possui um modo de configuração extra, o MODE 4. Consultei o pessoal do fórum do DMS4 para saber se este modo tem uma função especifica, mas a informação que me passaram é que se trata de um modo a mais para configurar (grande informação).

Obs.: Pessoal, não deu para colocar as fotos pois estavam com problemas, pra falar a verdade elas nem apareciam
  




____________
[center]Por Favor, clicar no(s) ovo(s) abaixo:
Você tem que estar registrado para ver este link Você tem que estar registrado para ver este link Você tem que estar registrado para ver este link Você tem que estar registrado para ver este link
Mais dragões, clique Você tem que estar registrado para ver este link.

Por Favor, clicar no(s) ovo(s) abaixo e depois em "click here":
Você tem que estar registrado para ver este link Você tem que estar registrado para ver este link Você tem que estar registrado para ver este link
Image
Off-line Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger Yahoo Messenger
Download da mensagem Voltar ao topo  Ir para o final
Mostrar os tópicos anteriores:
Novo tópico  Responder tópico   Página 1 de 1
 

Usuários lendo esse Tópico: 0 registrados, 0 invisíveis e 0 visitantes
Usuários registrados: Nenhum


 
Lista de Permissões
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum
Postar eventos no calendário: Permitido



  

 

TigerGames