TigerGames – Detonados
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23/05/11
Tomb Raider Last Revelation

Detonado Tomb Raider Last Revelation

PS1 – PC – Dreamcast

ANGKOR WAT
A fase inicial é uma espécie de treinamento e você joga com Lara aos 16 anos. Você tem de seguir seu instrutor e procurar pelas caveiras douradas escondidas. Cada uma é um segredo. A primeira caveira está na saí­da da primeira sala. Espere o instrutor desmontar a armadilha de espetos, siga em frente e desça na água para encontrar a segunda caveira. No local onde você treina diversos tipos de pulos, desça perto das quedas d’água para encontrar a terceira caveira. Mergulhe e pegue a quarta caveira no fundo da piscina. Acione a alavanca para baixar a ponte para seu instrutor, suba pela escada na parede até chegar a outra alavanca e desça outra ponte. Siga-o e pendure-se no teto. Ao sair do templo pegue a quinta caveira, escondida no canto, á­ direita da passagem e pegue a sexta caveira, no canto direito da sala com espetos. Siga agachado pelo buraco á­ sua frente para encontrar a sétima caveira e a sala secreta onde Lara encontra sua mochila. Acione a alavanca, volte e siga pela passagem que se abriu. Passe pulando sobre os dardos e agachado pela passagem. Suba a rampa e pegue a oitava caveira, que está escondida atrás da cerca. Se você pegou todas as caveiras, seu instrutor vai abrir o portão da direita (caso contrário o a esquerda). Pendure-se no buraco no canto da sala e, segurando o botão de agachar. Pendure-se na corda e aperte o botão de corrida para balançar. Acione a alavanca para abrir a passagem.
RACE FOR THE IRIS
Aposte uma corrida com seu instrutor até o templo de Iris. Há vários caminhos e o instrutor trapaceia o tempo todo. Fique ligado para não cair em armadilhas.
THE TOMB OF SETH
Agora começa mesmo o desafio e você comanda a Lara já bem crescida. Seu guia acende as tochas para iluminar o caminho. Detone os escorpiões e pegue a Shotgun no chão. Após a animação detone o cachorro, siga pela passagem da direita e suba na rocha do canto para encontrar a entrada do segredo 9. Siga o guia e logo uma sala vai se fechar. Não mexa em nada: saia pela lateral e desça no fosso para encontrar a passagem com o segredo 10. Volte e examine os buracos na parede para encher o fosso de areia. Vá até lá e pegue o item Eye Piece sobre o altar. Siga pela porta que se abriu e suba no bloco. Pendure-se na corda e balance para pular sobre a passagem. Entre para chegar ao segredo 11 e tenha cuidado com o rolo de espinhos. Suba pelo canto, pule e pendure-se na rocha no topo da sala. Pule para a passagem á­ frente e pegue a UZI. Vá até onde o guia está esperando e quando ele desmontar a armadilha de lí¢minas, entre na sala e pegue o Eye Piece.
Combine os dois itens e forme o Eye of Horns. Use-o no sí­mbolo da rocha para abrir passagem. Siga em frente pelo caminho oposto ao do guia e puxe a corrente para abrir a porta para ele. Pule sobre todos os sí­mbolos iluminados no chão para abrir a grade e pegar o item. The Timeless Sands. Se errar os sí­mbolos, puxe a corrente após a rampa e tente de novo. Nos pés da esfinge, acenda um Flare e suba pelo lado esquerdo. Vá pela escada na parede ao lado da porta, acione a alavanca e desça para entrar no segredo 12. Suba novamente a escada e salte na cabeça da esfinge.Pule na testa e contorne a cabeça para encontrar outra bifurcação: o segredo 13. Siga pela porta que o guia abriu e use The Timeless Sands na estátua para derrubar a areia na sala. Volte e entre pela boca da esfinge.

BURIAL CHAMBERS
Na rampa por onde você escorrega há um buraco no teto. Rapidamente pule para pendurar-se dentro dele e encontrar o segredo 14. Acione a alavanca, desça pela rampa e pegue o item The Hands of Orion. Pule para o canto esquerdo para escapar dos espetos e encontre o segredo 15. Passe pelos espetos e use o item no encaixe na parede. Pule por cima das lí¢minas giratórias e use saltos laterais para entrar pela passagem á­ esquerda. Na sala do sarcófago de Seth, não se aproxime dele. Contorne pelos cantos e na próxima sala investigue os buracos nos cantos para achar o segredo 16. Volte ao sarcófago e pegue o Amulet of Horus. Na sala do segredo 15 empurre a estátua sobre o sí­mbolo e uma passagem vai se abrir dentro um dos sarcófagos. Fuja das múmias e siga por ela. Entre na caverna, vá pela esquerda da entrada do templo, acenda um Flare e caia pelo buraco junto a parede para encontrar o segredo 17. Escale a parede entre as escadas e pegue o item The Golden Serpent. Saia pela passagem que se abriu ao lado e, ao cair na armadilha, corra para o canto esquerdo para fugir dos espetos. Desça pelo buraco para voltar á­ caverna. Siga pela ponte e entre no templo. Desça pelo buraco, pule sobre a plataforma á­ esquerda, corra e pule dentro da passagem para chegar ao segredo 18. Suba pelas plataformas ao lado dos espetos, acione a alavanca e entre pela porta. Acione outra alavanca e as paredes vão girar, abrindo algumas passagens e fechando outras. Saia e desça pelo buraco no chão para encontrar o item The Hand of Sirius. Suba a escada e pule na plataforma á­ frente. Passe abaixo por baixo dos espetos e pule dentro da passagem ao lado. Salte no buraco e agarre-se á­ escada. Puxe a corrente e gire novamente as paredes do templo. Suba nas plataformas ao lado dos espetos e use The Hand of Sirius no encaixe para surgir uma corda sobre os espetos. Salte, pendure-se na corda e balance para cair sobre a passagem adiante. Pegue o item Scarab Talisman e vá pelo caminho por trás do altar para voltar á­ caverna. Entre no Templo Central e encaixe os itens adquiridos nos encaixes na parede. A sala vai se encher de areia. Fuja da múmia até alcançar a saí­da.
VALLEY OF THE KINGS
Detone os inimigos até aparecer uma animação e pegue os itens que eles deixaram. Um deles é a Ignition Key, a chave do jipe, mas não vá até ele ainda. Vasculhe as bifurcações escuras nos cantos do rochedo pois uma delas esconde o segredo 19. Suba na outra bifurcação escura, pule, agarre-se na rocha ao lado e suba para encontrar o segredo 20. Use a chave para ligar o jipe e persiga o inimigo. Do lado direito da tela, virado de frente para os “degraus” e o jipe, pendure-se na parede e desça para encontrar um buraco. Entre agachado para conseguir o segredo 21. Fique atento para não cair no precipí­cio e atropele quem ficar na sua frente.
KV5
Suba e vá até a parte mais alta da armação. Ao lado há uma corda. Use-a para alcançar o outro lado, salte e pendure-se na alavanca para abrir o portão. Passe com o jipe e estacione fora da rampa. Suba a pé para escapar das bolas de espeto. Vá até o buraco de onde caiu a última bola e salte para pendurar-se nele. Suba e pule para trás para cair dentro do segredo 24. Suba de jipe e siga em frente. Pare ao lado do segundo buraco e desça pendurado pela parede esburacada para achar uma passagem. Fique embaixo dela, solte, aperte x (ou botão de ação) imediatamente e ponha o direcional (para cima), segurando o botão de agachar. Assim você entra e chega ao segredo 25. De volta ao jipe, persiga o inimigo pelo deserto. Tenha cuidado com os buracos no meio das dunas e procure a passagem de saí­da.
TEMPLE OF KARNAK
Escale o muro e siga pela segunda passagem á­ esquerda. Desça pelo buraco e agache-se para chegar ao segredo 26. Volte e entre pela passagem no centro. Mergulhe na piscina e passe pela passagem no fundo. Suba pelo respiradouro para encontrar o segredo 27. Volte a nadar e passe pela parede rachada para achar o segredo 28. Volte e suba pela parede perto da piscina. Examine os dois buracos na parede para abrir as duas portas ao lado, entre por elas e pegue o item Canopic Jar 1. No iní­cio da fase siga pela direita para chegar á­ outra parte do templo. Olhe o fosso da esquerda e observe a parede com atenção para ver um buraco. Passe agachado na entrada do segredo 29. Atravesse o fosso pendurando-se no teto. Acione o botão na parede e entre na porta que se abriu. Examine o buraco na parede para que se abra um buraco na base da escadaria logo atrás. Pendure-se e desça por ele. use a Canopic Jar 1 no buraco na parede atrás da estátua para que uma porta se abra dentro do templo. Entre pelo buraco na parede e vá até lá.
GREAT HYPOSTYLE HALL
Vá pela direita e assista á­ animação. Salte sobre o buraco e chegue ao local com um buraco na parede e uma passagem. Vá pela passagem.
SACRED LAKE
Cuidado com os crocodilos. Atravesse o lago e entre pela passagem oculta nas rochas. Desça pelo buraco com degraus, escorregue, pule e pendure-se na madeira. Suba e pule de costas para a outra plataforma. Na sala no topo, puxe a corrente, abra o portão no lago e vá até lá. Puxe a alavanca abaixo da plataforma na água para abrir um alçapão. Passe por ele e nade pelo caminho. Na sala com o espelho, observe o reflexo no espelho para ver um buraco no teto. Suba por ele para encontrar o item Canopic Jar 2. Saia do túnel e entre no que está ao lado, para ser arrastado pela correnteza. Use o Canopic Jar 2 no buraco na parede atrás da estátua. As duas estátuas derrubam um fluido na água, deixando a superfí­cie sólida para você andar sobre ela. Entre pela passagem atrás da estátua, pule no lago e nade pela pequena passagem. Acione o botão na parede, saia e pegue os itens Sun Godess e a chave Hypostyle Key. No iní­cio da fase entre no Templo do Centro, siga pela porta da esquerda e detone os inimigos no caminho. Volte ao ponto onde havia um buraco na parede e uma passagem e agora siga pelo buraco. Use a chave para abrir a porta, suba nas rochas e pendure-se no teto. Vá pela direita para chegar á­ uma alavanca e acione-a.Pendure-se no teto e siga pelo novo caminho. Suba na passarela e atire na pedra para derrubá-la e destruir o chão, abrindo uma passagem e vá até o final do corredor. Suba pela escada no buraco no teto e encontre três válvulas. Movimente-as de modo que o indicador fique apontado para o canto esquerdo da sala. Desça e puxe a corrente. Se os martelos estão corretamente alinhados você assiste a uma animação e poderá pegar o item Sun Disk. Saia pelo buraco que se abriu e combine os itens Sun Disk e Sun Goddess para formar o Sun Talisman. Use-o no altar no centro para abrir as três portas. Siga pela porta da esquerda e desça pela madeira. Investigue os caminhos aquáticos e encontre o segredo 30. Entre pela porta central, pendure-se no teto e no final do caminho, solte-se e aperte x (ou o botão de ação) para agarrar-se ao buraco. Suba e pule na passagem á­ esquerda. Desça e siga em frente para completar mais uma fase.
TOMB OF SEMERKHET
Ao escorregar pela rampa e se deparar com os escaravelhos, corra e pule para pendurar-se no teto e escapar dos insetos sanguinários. Vá em frente, pegue a tocha no chão e acenda-a. Desça ao andar inferior e use a tocha para manter os escaravelhos afastados. Examine todos os buracos na parede, mantendo a tocha por perto e pegando-a de volta para correr em seguida. Suba e entre pela porta que se abriu entre os vasos. Abra a porta secreta á­ esquerda e no pátio com um imenso tabuleiro, olhe á­ esquerda para achar uma escada e suba para chegar ao segredo 31. Desça ao tabuleiro e siga pela passagem á­ direita. No local onde sai fogo dos buracos na parede, espere até o fogo parar e rapidamente examine os buracos para abrir uma passagem ao lado onde há mais seis buracos. espere o fogo apagar e a cada buraco examinado, outro vai se apagar. Depois de olhar os buracos pendure-se no teto e vá para a saí­da. Suba na plataforma que surgiu e pule para apagar o fogo na rampa abaixo. Não desça: pendure-se na plataforma e siga á­ direita. Siga pelos degraus na parede até o segredo 32. Desça pela rampa e pegue o item The Rules of Senet. Volte ao tabuleiro e suba pela passagem á­ esquerda. Para enfrentar o espí­rito no jogo de Senet, mova o aparelho ao lado para definir quantas casas vai andar e pise no quadrado correspondente ao da peça que quer mover. Se cair sobre o sí­mbolo de Anhk, você ganha uma jogada extra. Se cair na mesma casa que a peça do adversário, ele volta ao iní­cio e vice-versa. Seu objetivo é levar todas as peças até o final do tabuleiro. Para vencer, todos os sí­mbolos no tabuleiro vão subir e formar um caminho até uma passagem. Porém, para pegar todos os segredos do game você deve perder esse jogo. Assim, um alçapão vai se abrir ao lado do tabuleiro. Desça escorregando por ele. Na metade do caminho salte e pendure-se na parede para chegar ao segredo 33. Continue a escorregar e desça pela corda. Pule na escadaria á­ esquerda e arraste a peça entre os dois martelos. Acione-os para quebrar a peça e pegar o Cartouche Piece 1. Volte e pule na plataforma onde há uma porta dupla vermelha. Abra-a e chegue ao segredo 34. Pule na escada e desça ao lado. Entre pelo buraco na parede e coloque a peça entre os dois martelos para quebrá-la. Pegue a Cartouche Piece 2 e combine as duas peças para conseguir a Ba Cartouche. Volte e use-a para abrir o portão. Pendure-se na alavanca e apague o fogo. Suba pela madeira, arraste a peça e coloque-a entre os martelos para receber a Ra Cartouche. Use-a para abrir o portão que resta. Um espí­rito de fogo virá atrás de você, mas continue em frente e suba pela rampa. Acione a alavanca e liberte um espí­rito de gelo. Os dois espí­ritos vão se destruir. Volte e pule entre os pilares para conseguir o segredo 35. Volte á­ corda e pule para o lado oposto. Suba pela madeira e pule para trás para cair sobre a plataforma. Pule e pendure-se na alavanca ao lado. Suba de volta e suba na plataforma que você ergueu. Examine o buraco na parede para pegar uma tocha. Desça e acenda-a no fogareiro. Use-a para acender as duas tochas e assim abrir um alçapão. Desça por ele para chegar ao segredo 36. No local onde pegou a tocha apagada, pule e continue pela passagem adiante. Pule e pendure-se na alavanca para levantar uma plataforma logo atrás. Suba por ela e pule na abertura acima para chegar ao segredo 37. Desça e siga pelo corredor.
GUARDIAN OF SEMERKHET
Na sala de estratégia, suba pelo buraco na parede e passe agachado. Mova a alavanca para abrir a porta por alguns instantes. Corra pelas plataformas e não pare, senão você vira picadinho. Passe pela porta e pegue o Golden Vraeus no altar. Para voltar, desça ao andar inferior, não pise nos buracos e suba pelo buraco na parede. De novo na sala de estratégia, use o Golden Vraeus no encaixe e veja a animação. Pegue o item Guardian Key na pirí¢mide aberta, use-o no encaixe ao lado do alçapão e desça por ele. Uma espécie de touro vai surgir e ficar ficar no seu pé. Pule para fugir dos ataques e pendurar-se na trilha no teto até chegar a um buraco na parede. Entre por ele para chegar ao segredo 38. Vá pela porta que o touro abriu, examine o buraco na parede, pegue a tocha, volte ao corredor a acenda-a. Na sala onde você a pegou, acenda duas luminárias e abra e abra a porta secreta para chegar ao segredo 39. No corredor repleto de portas, fique de frente para a última e quando o touro vier em sua direção, pule para o lado para que ele a destrua. Siga por ela e repita o processo para que ele acerte os sí­mbolos nos pilares. Siga pela passagem da direita e suba ao segundo andar. Contorne o local e preste atenção para encontrar um buraco no teto. Suba por ele e encontre o segredo 40. Saia pela esquerda para completar a fase.
DESERT RAILROAD
Acione a alavanca e pule para o vagão seguinte. No vagão em que há mercadoria escorregadia, pendure-se na lateral e prossiga. No último vagão, pendure-se bem no final, solte-se e pendure-se no buraco abaixo para chegar ao segredo 41. Pendure-se na lateral do mesmo vagão e entre pela janela para encontrar o Crowbar, que permite ativar as alavancas quebradas. Acione a alavanca e saia do vagão. No próximo vagão use a Crowbar na caixa de madeira no canto para abrir e encontrar o segredo 42. No vagão inicial use o Crowbar, abra mais uma caixa e encontre o segredo 43. Acione a alavanca quebrada para soltar os vagões e siga em frente.
ALEXANDRIA
No vilarejo entre na mansão e fale com seu amigo. Pegue o item Laser Sight sobre a mesa, saia pela varanda e pule para a casa adiante. Salte e pendure-se no telhado ao lado. Contorne a quina do telhado, solte e pendure-se na alavanca para abrir o segredo 44 na biblioteca. Vá pela passagem no beco para prosseguir. No Egyptian Adventure, entre na segunda sala, que está cheia de armadilhas de espetos. Olhe o reflexo no espelho para saber qual é o caminho seguro. A Arma Crossbow está no final da sala. Combine o item Laser Sight com a Crossbow e você poderá usar a mira com zoom. Na próxima sala, escorregue pela rampa rapidamente, saque a Crossbow, ative a mira e acerte todos os alvos antes que a plataforma caia e derrube-o sobre os espetos. Desça sem preocupações e pegue o item Token no chão. Na máquina do encantador de serpentes use o Token. Com a música, a corda vai subir e você poderá subir por ela. Use o Crowbar para arrancar o gancho da parede (Wall Hook), pegue o cabo de vassoura (Broken Handle) e combine os dois para conseguir o item Hook and Pole. Use-o na cabine de entrada do parque e pegue a chave (Gate Key). Vá ao fim da rua para chegar a Coastal Ruins.
COASTAL RUINS
Você passa várias vezes por este estágio. Não há segredos nem quebra-cabeças, mas é um ponto importante para alcançar várias fases. A primeira é a Catacombs. Entre na construção á­ direita do castelo.
CATACOMBS
Entre na construção e com a Gate Key abra a porta no segundo andar. Siga em frente e acione o botão no final da sala. Na entrada do edifí­cio, desça no buraco, pegue a tocha no chão e acenda-a ao lado. Pule para queimar a corda e derrubar a pedra e entre pelo buraco. Use a Crowbar para abrir as portas e arrastar o pilar para o centro da sala. No andar inferior vá até a sala onde acionou o botão, arraste o pilar até a sala anterior e coloque-a sobre o desenho no canto. Um espí­rito vai sair. Corra e esconda-se atrás da cruz para destruir o fantasma. Desça escorregando pela madeira e acione a alavanca. Pule na próxima. Vire-se para a esquerda e pule para agarrar-se na próxima. Vire-se para a esquerda e pule para agarrar-se no buraco na parede e chegar ao segredo 45. Desça pelo buraco e siga pela passagem á­ direita para mergulhar. Suba na primeira plataforma e pule pelas outras á­ direita para chegar a uma alavanca. Acione-a e pule pelas novas plataformas que surgem. Pendure-se no teto para chegar á­ próxima alavanca, acione-a e pule na água. Atraia o espí­rito até a cruz. Suba de novo e atravesse o caminho de plataformas. Siga pendurado pela parede e vire na quina para encontrar uma passagem. Suba pela madeira e pegue o item Trident. Vá pela escada á­ direita para chegar a outro Trident. Vá subindo e volte quase ao iní­cio da fase. Desça escorregando e pendure-se na escada á­ direita para descer mais. Vá pela passagem da esquerda e escale os muros do labirinto para encontrar outro Trident. Pule na bifurcação na parede á­ esquerda para pegar itens e desça até o térreo. Procure o elevador que leva ao segredo 46. Pendure-se na corda e pule na passagem ao lado para chegar ao último Trident. Detone os esqueletos e volte para entrar pela porta que se abriu para encontrar o segredo 47. Use a saí­da ao lado e volte a Coastal Ruins. Volte á­ fase em que estava, desça no grande pátio e escolha a passagem do meio para chegar ao templo da Poseidon.
TEMPLE OF POSEIDON
No templo há quatro passagens e um buraco no meio. Em cada uma há uma estátua de Posidon para você encaixar um Trident. Veja como chegar em cada estátua:
Primeira Passagem – Entre na piscina vazia e passe agachado pelo buraco no canto para encontrar o segredo 48. Passe abaixado por baixo da estátua para encontrá-la.
Segunda Passagem – Suba pela escada natural na parede ao lado da estátua.
Terceira Passagem – Suba pelo buraco na parede ao lado da estátua. Há uma armadilha de fogo embaixo da entrada. Venha correndo e pule antes para se agarrar e evitar a armadilha.
Quarta Passagem – Suba pela madeira de frente á­ estátua. O buraco entre as quatro passagens vai se encher de água e você poderá usar o caminho até o final da fase.
THE LOST LIBRARY
Entre pela segunda porta do lado esquerdo e desça rapidamente pela madeira para não ser pego pelas rodas. Olhe a engrenagem da esquerda e pendure-se no espaço entre ela e o buraco para encontrar uma escada que o levará ao segredo 49. Suba de volta e use a Crowbar para arrancar Golden Star da parede. Suba pela escada oculta atrás do pilar ao lado. Passe pelo salão e desça pelo buraco para encontrar um homem de lata montado em um cavalo. Corra ao lado dele e atire na jóia em seu peito. Quando ele cair detone-o com a UZI e pegue a Horseman Gem que ele deixa. Siga por uma das entradas do pátio e encontre uma porta fechada com um pêndulo ao lado atire nele para abrir a porta e pegar o segredo 50. Uso o Horseman Gem no encaixe da porta na sala interior e puxe a corrente duas vezes para abrir um caminho aquático. Volte e siga pelos corredores repletos de correntes. Desvie delas e siga em frente, levante o alçapão e desça na água, vá pelo caminho que você abriu e pegue mais duas Golden Star. Na entrada da fase entre pela terceira porta da direita. Use as Golden Star nos encaixes para abrir as grades que guardam as peças. Seu objetivo e encaixar as peças sobre o cí­rculos para formas uma corrente de energia e abrir a porta, mais há uma seqí ¼ência certa. Ao encaixar a peça no circulo certo, uma bola de energia surge sobre ela. Repita com todas as peças para abrir a porta e encarar outro quebra-cabeça. Há sete cobras cada uma com uma alavanca que, quando acionada acende a cobra. Cada uma delas é interligada com outras duas. Assim, quando você acender uma cobra, outras duas também acenderam para saber qual delas corresponde a qual, basta olhar a tubulação. O objetivo é deixar todas as cobras acesas e com isto uma plataforma vai surgir e você poderá usá-la para alcançar a passagem no teto. Abra a última porta no segundo andar, e pegue o Pharos Pilar sobre o altar um espí­rito de fogo vai surgir: corra até a fonte e pule nela para eliminar o espí­rito. Volte e entre pela terceira porta. Escorregue pela rampa e corra imediatamente para a esquerda para fugir da bola de ferro. Suba na rampa para pendurar-se na alavanca ao lado. Suba na plataforma para pendurar-se na parede ao lado. Suba para chegar a uma passagem ao lado da cabeça do leão. Pule na cabeça dele e puxe a corrente. Desça e passe agachado pela boca dele. Suba pela madeira e vá pela porta da esquerda. Pegue a tocha no chão, pise nos dois blocos para acender as tochas e acenda a sua também. Na próxima sala, jogue a tocha nas madeiras no chão para queimá-las. Desça na sala abaixo e pegue o pergaminho ( Music Scrool ) que Lara fica olhando. No inicio, entre pela primeira sala da esquerda e pegue o Fire Scrool sobre o altar. Suba ao segundo andar e entre na sala em que há uma harpa. Use o Music Scrool no apoio ao lado dela e Lara vai tocá-la, abrindo uma passagem na mesma sala. Suba pela passagem e pegue o Pharos Knot. Vá pela outra passagem e arraste a luminária pela marcas no chão, para abrir uma passagem, que é o segredo 51 e a continuação da fase. Pegue os itens e o Broken Glasses no chão e suba pela escada no buraco para voltar a Coastal Ruins. Entre na água, siga um pouco para frente e olhe á­ direita para encontrar um buraco. Nade através dele para encontrar o caminho para uma pirí¢mide submersa.

TEMPLE OF ISIS
Entre pelas duas passagens na pirí¢mide e use os itens nos encaixes para abrir o portão de entrada. Entre e siga pela escadaria á­ direita. Suba nas colunas e use o Crowbar para tirar os Black e Broken Bettle da parede. Os escaravelhos virão atrás de você. Pule sobre os blocos no meio da sala e acione os dois botões para abrir um alçapão. Desça por ele, pegue a Winding Key, acione o botão ao lado e em seguida volte á­ entrada. Vá pela escadaria no centro e encontre uma pirí¢mide negra. Para abri-la, precisará de quatro Black Bettle. Em volta da pirí¢mide a três buracos. escorregue pelas rampas nos três. corra pelo fluido inflamável antes que o fogo o alcance e pegue os Black e Broken Bettle. Encaixe os Black na pirí¢mide volte e siga pela escadaria á­ sua esquerda.
CLEOPATRA’S PALACE
Mergulhe na piscina e entre pela passagem examine o buraco na parede para abrir uma passagem, entre no palácio e suba a rampa. Use o Crowbar para abrir as duas portas. Escorregue pela rampa e suba na plataforma á­ frente antes que o fluido se inflame. Pule pelas plataformas á­ direita para chegar ao Black Bettle. Pegue-o e volte. Dê um pulo longo para pendurar-se na saí­da. Na pirí¢mide negra da fase anterior, encaixe a última peça para abri-la. Pegue o Mechanical Scarabe. Combine com a Winding Key e forme um besouro movido á­ corda. Volte e no palácio de Cleópatra, vá ao corredor repleto de furos. Não ande ali pois há muitas armadilhas. pare sobre o desenho do besouro e use o seu besouro mecí¢nico para desativar as armadilhas. Você terá de usar este esquema várias vezes. De frente para a escada para desmontar a armadilha e chegar ao segredo 52. Volte ao iní­cio das armadilhas e pegue o Right Gauntlet no báu. Vá ao portão e pendure-se na alavanca. Suba no bloco ao lado e pule para pendurar-se na parede, contorne até chegar a uma passagem e encontrar o Right Greave. Volte pelo mesmo caminho e entre pela porta que se abriu. Pegue o Pharos Knot no baú e use-o no encaixe ao lado da porta, perto do local onde você pegou o segredo. Entre na sala pegue o medicamento sobre o bloco e assista á­ animação. O clone de Lara não faz nada, mas quando os inimigos o atacam você perde sua energia, portanto proteja-o a qualquer custo. Suba na coluna que surgiu ao lado e pendure-se na trilha. Desça adiante e suba sobre a trilha. Suba até encontrar duas alavancas no alto. Pule e pendure-se nelas para abrir as portas. Entre, axamine os buracos para encontrar os itens Ornate Handle e Hathor Effigy e combine os dois para conseguir o Portal Guardian. Use-o na base ao lado da porta para abri-la e vá em frente até a sala do trono. Dois guardiões enormes vão aparecer. Fuja e entre nas salas laterais para pegar os itens Left Greave e Breast Plate nos baús. Corra e desça pelo buraco na sala do trono.
CITY OF THE DEAD
Detone o guarda, pegue o Revolver, pegue a moto e vá até o ponto indicado na foto ao lado. Tome impulso e salte da rocha na área com placas para quebrar o chão e ache um novo caminho. Desça pela escada e note que perto de um dos inimigos há um espaço na parede. Pendure-se na parte mais baixa, siga para o lado e suba na bifurcação. Vire-se e atire no globo para libertar um espí­rito de gelo. Desça e corra para a piscina: o espí­rito vai segui-lo e congelar a água.
Dê a volta e passe por cima da piscina até a alavanca. Acione-a a volte para entrar pela porta que se abriu. Ao passar por ela, use o Crowbar e abra a parede mais escura para chegar ao segredo 53. Saia agachado e fique pendurado na parede. Suba na passagem ao lado e pule para pendurar-se na alavanca ao lado do portão e abri-lo. Volte, pegue a moto a arrebente a parede para voltar. No local com duas metralhadoras blindadas atirando do teto, vire á­ direita e estacione de frente ao portão. Vire-se e corra em direção á­ porta do prédio á­ sua frente. Entre rapidamente, arraste o corpo sobre a grade e volte. Pegue a moto e vá para os fundos do último edifí­cio. Passe agachado pelo buraco a acione a alavanca. Suba e entre pelo buraco para encontrar a alavanca e abrir a porta na cobertura do edifí­cio. Saia, pegue sua moto, passe pelo portão que você abriu no iní­cio da fase e desça no buraco. Suba pela escadaria até o topo. Vire-se e tome impulso para saltar sobre a rampa e cair dentro da passagem á­ sua frente. Acione a alavanca no canto e volte á­ escadaria. Suba na coluna para chegar á­ cobertura do prédio. Passe por ela e use o binóculo para ver a localização das metralhadoras e do barril de combustí­vel. Use a opção Separate para tirar a mira da Crossbow e combine a mira laser com seu revólver de grasso calibre e acerte o barril de combustí­vel. O helicóptero vai explodir junto com as metralhadoras. Pule e acione a alavanca para abrir o portão de saí­da. Siga pelo lado oposto e tente saltar sobre o grande buraco. Se tiver dificuldade, Deixe para depois, quando tiver instalado o turbo na moto. Saltando o buraco você encontrará quatro pilares. Pendure-se no primeiro e faça uma seqí ¼ência de três pulos para agarrar-se na parede e chegar ao segredo 54. Volte e saia da cidade.
CHAMBER OF TULUM
Desça a rampa e estacione de frente á­ entrada da passagem. Siga a pé e saia do outro lado. Olhe para cima, entre pela passagem e siga agachado para chegar ao segredo 55. Dentro da passagem anterior suba na coluna ao lado da saí­da, pule para a parede a frente e pendure-se na coluna e contorne-a. Suba para encontrar uma outra alavanca. Veja uma corda no centro do pátio, pule sobre o espaço á­ direita dela e pendure-se. Balance em direção á­ entrada (á­ esquerda) e pule para encontrar o segredo 60. Salte na plataforma para voltar ao chão, saia á­ esquerda de onde pegou o segredo. Ao se deparar com o Minotauro, corra de volta e suba até aquela alavanca. Acione-a para prendê-lo, , pendure-se na corda e siga pela passagem da direita, Escorregue pelo buraco e use a sua moto até o local onde o encontrou o Minotauro. Acione a alavanca e abra a porta. Entre e suba rapidamente pela escada.
CITADEL GATE
Fale com o homem e siga em frente. Quando um dragão surgir, corra, vire na primeira rua á­ direita e desça onde há dois caixões. Acione as três alavancas, desça pelo buraco que estava bloqueado e acione outra alavanca. Volte suba na plataforma ao lado do caixão e acione a alavanca quatro. Desça e entre por outro buraco para acionar outra alavanca que abre uma porta. Siga por ela e pendure-se na corda. Vire-se em balance para saltar junto do sino á­ direita. Pendure-se no buraco abaixo e entre para encontrar o segredo 57. Suba na corda novamente e salte na plataforma adiante. Vire-se, pule de telhado em telhado a chegando ao terceiro corra e pule para pendurar-se na parede. Caia sobre a plataforma ao lado, pule no telhado mais baixo e pule para a passagem a frente. No final do corredor, pule para cair á­ direita e pegue o Nitrous Oxide Cannister atrás do jipe. Pule para em direção ao táxi e caia em uma área plana. No iní­cio da fase fale com o cara. Volte a fase anterior, pegue a moto e siga pela única passagem que resta.
TRENCHES
Vá pela rua á­ direita até a metralhadora blindada. Esconda-se atrás das caixas e não se levante de jeito nenhum. Rasteje até o buraco na parede, mire com o revólver através dele e destrua o tanque de combustí­vel da metralhadora. Suba na coluna e pule para o buraco no telhado. Entre agachado pelo buraco no corredor, passe com cuidado pelos vapores e vá pelo buraco ao lado. Atire no tanque da metralhadora e volte. Vá pelo corredor e entre agachado pelo próximo buraco para encontrar o cartão Weapom Code Key. Volte, pendure-se na parede e contorne-a para encontrar um jipe destruí­do. Examine o motor e use a Crowbar para arrancar o Valve Pipe, combine com o Nitrous Oxide para conseguir o Nitrous Oxide Feeder. Volte até a moto e use o item nela: quando você apertar o botão de corrida ela acelera mais e realiza saltos maiores. No iní­cio da fase olhe para a parede ao lado da palmeira onde há um caminho bloqueado por uma pedra. Atire com o revólver, suba pela rua do meio e entre na bifurcação á­ direita. Pule e pendure-se na parede adiante para chegar a uma passagem. Pule e pendure-se no chão do corredor com a luz vermelha. Vire-se e pendure-s na parede, suba pela passagem ao lado. Acione sua Crossbow, use a mira para acertar o painel através do buraco e só pare quando sair fumaça. Desça e pegue sua moto. Suba a rua com o turbo, passe pela porta que se abriu, estacione e suba pela escada ao lado.
STREET BAZAR
Pegue o item Car Jack Body atrás do carro e o Handle sobre a mesa e combine os dois. Fale com o homem ferido e receba a Mine Detonator Body. Acione o botão, entre pela porta ao lado e suba a escada. Pendure-se no teto, desça á­ direita, passe pelo buraco e use o Car Jack Body sobre o muro para arrebentar a grade no teto. Suba e encontre uma plataforma onde caem raios. Dê a volta por trás e empurre a máquina onde os raios caem, para cair um raio na ponte e liberar o caminho. Salte, pendure-se na parede, siga para a esquerda e desça no telhado. Pule por cima das partes escorregadias até o segredo 58. Volte, siga pelo buraco até o depósito, desça a rampa e pegue o Mine Position Data ao lado do corpo. Combine-o com o MIne Detonator Body. Volte e ao se deparar com o touro sagrado egí­pcio, fique em frente das caixas no canto e pule quando ele correr em sua direção. Assim ele empurra as caixas e libera o caminho. Suba para voltar a Trenches. Vá até o local onde deixou a moto, suba a escada para o Street Bazar e siga pela porta da esquerda. Fique em frente á­ área isolada com uma cerca e use o Mine Detector para explodir a região minada. Ative o botão á­ sua frente e pegue a moto. Suba a rampa atrás de você e use o turbo para arrebentar a cerca e saltar o buraco. Volte até o homem no iní­cio da fase e assista a animação com o dragão.
CIDADEL CITY
Assista a animação e siga pelo caminho da esquerda para chegar a uma alavanca. Acione-a para abrir um portão no iní­cio da fase. Vá até lá desça pelo buraco para chegar ao interior do templo. Pule para a esquerda e de lá para a escadaria, também á­ esquerda. Pendure-se no teto e depois solte-se, agarrando-se no buraco na parede para chegar ao segredo 61. Pule na água e suba de volta até a entrada. Salte novamente para a esquerda e pendure-se para encontrar uma trilha na parede abaixo. Solte-se e pendure-se pelos trilhos até chegar a um caminho. Siga por ele e escorregue de costas para pendurar-se. Suba faça a seguinte seqí ¼ência de pulos: salte para trás, para frente e depois pendure-se na parede. Suba na passagem ao lado e pule para a escadaria. Detone o guarda que protege a alavanca, acione-a e desça pelo buraco ao lado. Siga pelo corredor. Na sala com quatro peças, note que cada uma contém uma letra que representa uma direção, de acordo com os pontos cardeais indicados pela bússola. Encaixe-as nas posições certas para abrir as portas da sala. Entre pela porta da direção South (Sul) e desça no túnel aquático. Siga sempre em frente para chegar a um caminho sem saí­da onde há uma alavanca no teto. Puxe-a e volte á­ sala principal. Siga pela porta East (Leste). Volte, entre pela porta West (Oeste) e acione a alavanca. Vá pela porta North (Norte) e desça na água. O ní­vel da água vai estar mais baixo e você poderá subir em um dos túneis, que agora está seco, para acionar uma alavanca que diminuirá ainda mais o ní­vel da água. Volte e puxe a corrente que antes estava submersa, para abrir uma porta acima de você. Passe por ela. Ao encontrar dois cavaleiros fantasmas, não tente acabar com eles: os caras são imortais. Suba na plataforma de madeira e fique de costas para as tábuas que estão obstruindo a passagem. Espere até que um dos cavaleiros ataque você para desviar, fazendo com que ele destrua o bloqueio. Siga em frente, desça no buraco á­ esquerda e pendure-se nele. Solte e aperte o botão de ação para pendurar-se no buraco abaixo e siga m por ele para chegar ao segredo 62. Volte ao caminho normal e prossiga para completar a fase.
SPHINX COMPLEX
Detone os guardas e pegue a Silver Key que um deles deixa cair. Use-a para abrir o portão, suba nas paredes e acione as duas alavancas para abrir outro portão. Desça na plataforma que está no buraco á­ direita e salte para pendurar-se á­ frente. Siga, passe pela porta, empurre a estante e destrua a grade para passar pelo buraco. Pegue o item Metal Blade no chão e puxe as duas estantes da sala para o canto esquerdo. Pegue a Shotgun no chão para conseguir o segredo 63. Volte e siga pulando pelas partes planas no buraco da esquerda para chegar á­ frente da esfinge. Siga pulando pelo buraco do outro lado dela para encontrar o item Woodm Handle, que combinando com o Metal Blade forma Slovel. Volte á­ esfinge e examine a inscrição de frente, após a animação use o Slovel no chão logo atrás para cavar um buraco. Desça pelo buraco e atraia os touros para dentro das duas salas abertas. Despiste-os e acione as alavancas do lado de fora para prendê-los. Pegue o item Scrap of Paper ao lado do esqueleto. Observe que no centro da sala há três sí­mbolos na parede. Acione-os na seguinte seqí ¼ência para abrir uma porta: direita, esquerda e meio. A porta á­ esquerda vai se abrir. Passe por ela e pule pelos buracos. No caminho sem saí­da, olhe para cima para encontrar quatro buracos. Use o binóculo e aperte o botão de ação para iluminar o buraco e encontrar quatro seqí ¼ências de sinais. Elas correspondem as combinações que você tem de fazer nos sí­mbolos na sala central para abrir as outras portas. Veja a seqí ¼ência de sí­mbolos que devem ser acionados para abrir outras portas: direita, meio e esquerda – Pule sobre o buraco e entre agachado pelo buraco do meio. Siga pelo caminho da direita e caia pelo chão quebradiço. Pegue o lança-granadas para conseguir o segredo 64. Volte e entre pelo buraco da direita. Não caia em nenhum trecho quebradiço para chegar á­ alavanca que abre o portão de saí­da. Repita p processo no buraco da esquerda para encontrar o item Stone of Maat. Meio, esquerda e direita – Detone os crocodilos e enfie a mão na boca de todas as estátuas para abrir um alçapão no centro da sala. Entre por ele e pegue o item Stone of Kepri. Acione a alavanca entre as estátuas para abrir o portão de saí­da. Esquerda, meio e direita – Seu objetivo agora é complicado. Você tem de nadar por um labirinto de túneis aquáticos e encontrará vários sí­mbolos pelo caminho. Sempre que encontrar um sí­mbolo, procure por perto para encontrar um alçapão que o levará a salas secretas. Em cada sala há alavancas que abrem outras passagens. Para fazer tudo certo, encontre o sí­mbolo em que há um alçapão aberto, acione a alavanca e procure pelo local em que se abriu outro alçapão. Na última sala secreta você encontrará o item Stone of Atum e a alavanca que se abre a porta de saí­da. De a volta á­ sala central, siga pela porta onde viu todas as combinações e use os quatro itens adquiridos nos buracos da parede para abrir a passagem. Na sala adiante pegue rapidamente os quatro itens Holy Scripture nos cantos da sala, antes que os espetos desçam sobre você. Fuja da sala e prepare-se para a próxima fase.
PYRAMID OF MENKAURE
Suba pelas plataformas e pendure-se na alça do alçapão para abri-lo. Detone os escorpiões gigantes e pule na plataforma plana na frente da pirí¢mide. Vá pelo caminho da direita, pule e pendure-se na rocha, suba, escorregue e pule para pendurar-se na outra rocha á­ sua frente. Entre no forte bem á­ sua frente e encontrará um guarda sendo atacado por um escorpião gigante. Se você conseguir detonar o escorpião antes que ele acabe com o guarda, vai curtir uma animação e receberá do guarda, agradecido, a chave especial Armory Key, indispensável para conseguir o segredo 69. Salvando-o ou não você recebe também a Guard’s Key. Para voltar, pendure-se na parede do lado direito do buraco e siga até chagar á­ base da pirí¢mide. escale a pirí¢mide, pulando pelas partes planas para chegar ap portão de entrada da pirí¢mide. Não entre ainda: continue subindo até chegar ao topo das colunas que ficam em volta do portão para encontrar um revólver. Pegue-o para conseguir o segredo 65. Abra o portão com a Guard Key, entre e passe correndo para evitar os pêndulos. Na escadaria olhe para cima para encontrar uma estrela. Atire para destruí­-la e abrir um alçapão adiante. Entre por ele, vá balançando pelas cordas e siga pelo caminho da direita para chegar a uma alavanca. Detone o guardião usando seu Revólver e pegue o item Western Shaft Key na parede. Na sala em que você destruiu a estrela, escorregue pela passagem que se abriu. Agache-se para evitar a lí¢mina no corredor. Salte e pendure-se no alçapão para abri-lo. Preste atenção para encontrar o botão camuflado na parede da pirí¢mide, acione-o e comece a escalar a pirí¢mide ao lado. Desça pela escada na abertura que está no topo. Pule por cima dos buracos, pendure-se nas trilhas no teto e salte sem encostar nos pendulos, para abrir um portão. Volte ao pêndulo anterior e pendure-se no teto para chegar ao portão que você abriu. Escorregue pela rampa e pule sobre o buraco, segurando o direcional para a direita para cair sobre uma parte plana. Desça na parte em que não há espetos e pegue a UZI para conseguir o segredo 66. Continue a escorregar para cair pelo buraco. Vá em frente para completar a fase.
MASTABAS
Destrua o bloqueio e entre na primeira construção á­ frente. A sala aparentemente está vazia, mas há um alçapão totalmente imperceptí­vel bem no centro dela. Examine o local com atenção e Lara vai abri-lo. Desça e pegue o Medikit para conseguir o segredo 67. Pegue o item Jerrycan ao lado do caminhão. entre na construção ao lado e entre pelo alçapão. Siga pelo caminho da esquerda para chegar a uma sala iluminada por tochas. Use a mira especial com a arma Revólver para acertar as jóias dentro das estátuas no alto e assim abrir uma passagem ao lado, onde você encontrará o item Small Waterskin. Continue pelo túnel, suba pelo alçapão, pule sobre o buraco e destrua outro bloqueio para entrar. Siga pelo caminho da direita, destrua mais jóias nas bocas das estátuas e pegue o item Bag of Sand na passagem que se abriu ao lado. De frente para o buraco, pule na parte plana á­ direita e, em seguida, na passagem á­ direita. Entre por outro alçapão, pegue a tocha no chão e vá destruir mais jóias na boca das estátuas logo adiante. Acenda sua tocha e entre pela porta que se abriu. Use o Small Waterskin na poça d’água para enchê-lo e em seguida use-o no altar com o sí­mbolo da água. No altar com o sí­mbolo do sol, use o Jerrycan e, em seguida, use a tocha para acender o lí­quido derramado pela Jerrycan. Por último use o item Bag of Sand no altar com desenho de um trií¢ngulo. Entre pela passagem que se abriu e pegue o item Northern Shaft Key na parede. Siga pela passagem que resta, pule para a esquerda e depois para frente. Entre pela porta e desça pelo alçapão. Destrua mais jóias nas estátuas e continue em frente para chegar ao final da fase.
THE GREAT PYRAMID
Detone o guarda, pule sobre o buraco para cair na área plana á­ esquerda e entre na sala. Nesta sala há mais um alçapão imperceptí­vel, bem no centro da sala. Vasculhe tudo para encontrá-lo e desça por ele para encontrar o Grenade Launcher, que é o segredo 68. Vá em frente para chegar á­ grande pirí¢mide e pule na plataforma em frente a ela. Escale-a subindo pelas partes mais planas, seguindo sempre para a direita. Quando não for possí­vel subir mais, pule para a esquerda, desvie as pedras e pule pelas plataformas junto ao abismo. Continue escalando até enxergar uma trilha, á­ esquerda da pirí¢mide. Salte para escorregar e cair na trilha.
KHUFU’S QUEENS PYRAMID’S
Detone seus inimigos e desça a rampa para chegar ao depósito de armas. Se você pegou a chave Armory Key na fase Pyramid of Menkaure poderá abrir o portão e acessar o segredo 69 que é uma sala repleta de armas e munições. Suba de volta e pule na passagem entre as duas pirí¢mides. Vire-se e pule para se pendurar nas plataformas do outro lado. Siga pelas plataformas ao lado. Para em seguida pular para a passagem ao lado de onde virão um escorpião gigante e um besouro. Detone-os e entre na passagem entre as duas pirí¢mides. Empurre a pedra até o canto para abrir uma passagem secreta na pirí¢mide. Desça pelo alçapão até o labirinto. Seu objetivo é encontrar uma sala onde há um guardião sagrado. Detone o cara usando seu Revólver e pegue o item Shaft Key na parede. Para voltar, passe reto pela primeira encruzilhada, vire á­ direita, á­ esquerda, á­ esquerda e á­ direita. Assim você encontra a saí­da da pirí¢mide. Continue pulando pelas plataformas sobre o abismo. Escale a pirí¢mide e use a Guard Key para abrir o portão. Desça a rampa e vire no primeiro caminho á­ direita. Passe rapidamente pelas paredes que se movem de um lado para o outro, pegue a tocha no chão, acenda-a depois acenda todas as outras tochas da sala para abrir uma passagem ao lado. Entre e acione a alavanca para abrir uma passagem na sala anterior. Volte, suba a rampa e entre pela passagem. Encaixe as quatro Shaft Key nos encaixes da parede, acione a alavanca e volte. Passe novamente pelas paredes que se movem e entre pela passagem que se abriu na sala adiante para acionar mais uma alavanca. Volte até a rampa de entrada da pirí¢mide e desça por ela. Pule pelas plataformas com pulos simples e vá apertando o botão de ação para não bater a cabeça no teto. Chegando á­ penúltima plataforma, vire-se e olhe para dentro do buraco logo atrás de você. Jogue um Flare dentro dele para encontrar uma plataforma e uma bifurcação. Pule lá dentro e pegue a Crossbow para conseguir o segredo 70, o último do game. Continue em frente e desça pelo buraco por onde está passando um raio de luz. Entre pela passagem no caminho para enfrentar uma série de quebra-cabeças. Pegue o item Large Waterskin no chão e veja que ao lado há uma balança. Seu objetivo é colocar a quantidade certa de água dentro do vaso para equilibrar a balança e abrir um alçapão. Você tem de enfrentar três vezes esse quebra-cabeça. Se errar você terá de enfrentar um monstro mutante. Lembre-se de que para encher os Waterskins (Cantis) você tem de usá-los bem junto á­ fonte. Veja abaixo a solução dos três quebra-cabeças:
Primeiro – Encha a Large Waterskin e combine-o com o Samll Waterskin vazio. O Large Waterskin ficará com dois litros de água, use-o no vaso na balança. Desça pelo alçapão e pendure-se na madeira. Quando os espetos se retraí­rem, desça rapidamente.
Segundo – Encha o Large Waterskin e combine-o com o Small Waterskin vazio. Esvazie o Small Waterskin e combine-o com o Large Waterskin novamente. Encha o Large Waterskin e combine-o com o Small Waterskin. O Large Waterskin ficará com quatro litros. Use-o no vaso na balança.
Terceiro – Esvazie os dois Waterskin e encha o Small Waterskin. Comibne-o com o Large Waterskin, encha o small Waterskin novamente e combine-o novamente. O Small Waterskin ficará com um litro. Use-o no vaso na balança. Desça pendurado pelo buraco para chegar a uma plataforma e assistir a uma animação. Vire-se para esquerda, corra e pule para dentro da água. Suba na ilha e use os itens Holy Scriptures nos altares em volta a ele para assistir a uma animação. Não tente lutar contra ele. Pule na água e procure pelo Amulet of Horus que foi jogado lá. Suba pela rampa no rochedo, acione a alavanca. Ainda fugindo dos ataques de Set, pule para pendurar-se na plataforma ao lado da porta. Vá pulando pelas plataformas e entre pelo buraco na parede. Continue a escalada e pule para pendurar-se na parede que o levará ao buraco de onde você veio. Suba por ele e assista a mais uma animação. Saia pela porta que se abriu atrás de você. Tome cuidado e seja rápido pois está tudo desmoronando. Pule sobre os buracos para chegar á­ saí­da da pirí¢mide. Assista ao final do game e tire suas próprias conclusões. Fim…

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